Capacitação e troca de experiências marcaram o 2º Encontro de Diretores e Diretoras de Secretaria do primeiro grau
O 2º Encontro de Diretores e Diretoras de Secretaria do 1º Grau foi encerrado, na sexta-feira (29/8), com uma palestra sobre gestão de pessoas da doutora em Administração Caroline Vanzelotti. A atividade foi mediada pela servidora Camila Lewandowski.
Acesse o álbum de fotos do Encontro.Abre em nova aba
A palestrante aplicou conceitos da Administração para abordar temas relacionados a desafios de equipes de trabalho, como propósito, tempo, atenção e energia. Ela elencou os sinais de alerta e as principais causas para os problemas que podem surgir, e indicou formas de resolvê-los. “Produtividade não é entregar mais coisas, e sim entregar o que importa”, observou.
Cariline também abordou alguns conflitos que podem surgir dentro das equipes como, por exemplo, aqueles que ocorrem entre diferentes gerações. “Os conflitos geracionais não são conflitos de personalidade, mas de valores. Eles devem ser resolvidos pela conversa”, pontuou.
Espaço de diálogo e convivência
A diretora do Coditra (Conselho de Diretores de Secretaria da Justiça do Trabalho da 4ª Região) Camila Centenaro Levandowski avaliou que o Encontro atingiu seus objetivos. “É um momento de reconhecimento, troca de energia e conexão. Aqui podemos nos ver e conversar. É algo que vínhamos buscando há muito tempo e vamos seguir lutando para manter”, declarou.
Os participantes do Encontro elogiaram o evento, que reuniu diretores e diretoras de VTs da Capital e do Interior em oficinas e debates focados nas demandas específicas do cargo.
Para Roselei Hermes, da VT de Três Passos, o Encontro foi uma oportunidade valiosa para discutir temas diretamente ligados à realidade das secretarias. “As oficinas abordaram assuntos muito pertinentes ao nosso trabalho. Além disso, o formato do encontro também permite essa fala colega a colega, essa interação. E não só interação sobre assuntos de trabalho, mas também para a gente conversar, saber como os colegas estão. O encontro tem algo a mais, que é permitir este afeto”, observou.
Vera Lucia de Oliveira, da VT de Lagoa Vermelha, disse que o evento reforçou a importância de um encontro focado exclusivamente nas realidades do primeiro grau. “É diferente do Encontros de Gestores, que também é importante, mas é mais amplo. Aqui falamos de assuntos do nosso cotidiano, temas que são mais próximos e que conseguimos aprofundar. Por isso, precisamos lutar para manter esse espaço anualmente”, defendeu.
Evandro Menini, da VT de Torres, também elogiou o espaço de convivência e troca com colegas de todo o estado. “Achei excelente essa oportunidade de discutir, debater, compartilhar pontos de vista e novos hábitos, tarefas, formas de fazer as coisas, especificamente das atividades que são atribuídas a nós, diretores. Esse espaço é muito importante, principalmente para nós, do Interior, que sentimos uma certa falta desse espaço de convivência pessoal com os colegas que são das Varas de grande porte, da Capital ou das cidades grandes”, observou.
Por fim, Zaida Cristina Nunes, da 1ª VT de Bagé, resumiu o evento como excelente, especialmente pela oportunidade de troca de experiências. “É um momento de discutir os problemas reais do nosso dia a dia. Gostei muito do espaço com o Coditra, no qual pudemos falar diretamente sobre essas questões”, comentou. Ela também reforçou o desejo de continuidade do encontro nos próximos anos.
Programação
A programação do segundo dia do Encontro iniciou com um painel sobre temas atuais em gestão judiciária no TRT-RS.
A atividade abordou os seguintes temas: honorários periciais e orçamento (servidora Carolina Ferreira); hasta pública (juíza Adriana Seelig); precatórios (juíza Carolina Gralha); correição regional e boas práticas institucionais (servidor Adolfo Marques Pereira).
Após o painel, a servidora Maria Augusta Kinneman falou sobre gestão do teletrabalho e gestão de pessoas.
O turno da tarde foi aberto com uma espaço de debates conduzido pelos representantes da diretoria do Coditra Camila Centenaro Levandowski (diretora da 1ª VT de Esteio); Nadir da Costa Jardim (4ª VT de Porto Alegre); Fulvio Berwanger Amador (1ª VT de Lajeado) e Francielly de Aguiar Traslatti (29ª VT de Porto Alegre).
A programação deste ano foi definida em conjunto pela Presidência do TRT-RS, Corregedoria, Escola Judicial (EJud4) e Coditra.
Leia também: