Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Escola Judicial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Escola Judicial

Publicada em: 26/09/2023 10:48. Atualizada em: 26/09/2023 11:01.

EJud4 divulga > CNJ promove mais uma edição dos "Seminários de Pesquisas Empíricas", sobre o tema "Gratuidade e Acesso à Justiça"

Visualizações: 508
Início da galeria de imagens.
Banner quadrado com fundo em tons de azul suave. No topo, logotipo do "Seminários Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias". A seguir, título "Gratuidade e Acesso à Justiça - Grupo de Trabalho sobre Custas Judiciais e Gratuidade da Justiça do CNJ (Portaria n. 113;2022)". Logo abaixo, em destaque com fundo azul escuro, a data, o horário e link para inscrição no evento. À direita, dentro de dois círculos, fotos de jovens sorrindo e logotipo do CNJ,
Card quadrado em tons de azul suave, com a programação completa do evento.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.


A pesquisa sobre Custas Judiciais e Gratuidade da Justiça teve como objetivo apresentar os resultados finais do projeto de pesquisa coordenado pelo Insper para apoiar o sub-grupo de Gratuidade de Justiça do Grupo de Trabalho (GT) de Custas Judiciais organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Tal GT foi instituído, inicialmente, “para realizar estudos e apresentar propostas de políticas judiciárias para ampliação do acesso à Justiça e melhoria dos regimes de custas, taxas, despesas judiciais e gratuidade de justiça”. Coordenado pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ricardo Villas Bôas Cueva, e tendo como subcoordenador o Conselheiro do CNJ Richard Pae Kim, “de acordo com a Portaria 113/2022, são atribuições da equipe promover debates sobre as legislações de regência ligadas ao assunto e realizar diagnósticos sobre a temática de acesso à Justiça e sua relação com as custas judiciais e o benefício da justiça gratuita”. Finalmente, “outra tarefa do grupo é elaborar estudos com indicação de possibilidades de melhorias do sistema de acesso à Justiça relacionados a procedimentos de concessão de gratuidade e de cobrança de custas, taxas e despesas judiciais”. É exatamente para atender a esta última tarefa que o projeto de pesquisa do Insper foi proposto e realizado.

Como objetivo específico, a pesquisa buscou a análise das relações entre a concessão de Justiça gratuita e dois tipos de variáveis: indicadores socioeconômicos dos municípios – e, por extensão, das comarcas, circunscrições judiciárias (CJs) e regiões administrativas judiciárias (RAJs) – e os valores das causas. Almejou-se com isso, ter evidências do perfil de distribuição do benefício e de sua contribuição no acesso à Justiça pelos mais necessitados.

Mais informações disponíveis na programaçãoAbre em nova aba do evento (publicada em 21/9, às 14h53 – arquivo em .pdf)

Seminários de Pesquisas Empíricas
Tema: Gratuidade e Acesso à Justiça
Data: 27/09/2023 (quarta-feira)Horário: 9h às 11h
Público-alvo: integrantes dos GPJs, magistrados, servidores do Poder Judiciário e pesquisadores.
Local: Cisco Webex Meetings  com transmissão pelo canal do canal do CNJ no Youtube
Link de inscrição: https://eventos.cnj.jus.br/inscricao-seminario-de-pesquisas-empiricas-aplicadas-ao-poder-judiciario-gratuidade-e-acesso-a-justica

Fim do corpo da notícia.
Fonte: CNJ
Tags que marcam a notícia:
EJud4 divulga
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias