Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Escola Judicial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Escola Judicial

02/05/2022 17:46

EJud4 EaD > Projeto Visão do Funcionamento e Formação de Jurisprudência do TST - Direito Processual: Observância dos Precedentes Vinculantes

Início da galeria de imagens.
Card de divulgação do evento. Descrição detalhada no corpo da notícia.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

PROJETO VISÃO DO FUNCIONAMENTO E FORMAÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA DO TST - DIREITO PROCESSUAL: OBSERVÂNCIA DOS PRECEDENTES VINCULANTES

Não é necessária inscrição prévia

Data: 06/05/2022 (6ª-feira).

Horário: 10h30min às 12h.

Local: Canal da EJud4 no YouTube. Inscreva-se no canal e ative o sininho das notificações para receber um aviso sempre que novos conteúdos forem publicados.

Modalidade: Telepresencial.

Palestrante: Alexandre Luiz Ramos, Ministro do TST. Doutor em Direito do Trabalho.

Mediador: Cesar Zucatti Pritsch, Juiz do TRT4. Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho.

Conteúdo Programático: O sistema de precedentes, conceito e pressupostos: princípios constitucionais da segurança jurídica, da legalidade e da liberdade. Instrumentos de aplicação dos precedentes: tutela de evidência, julgamento antecipado do mérito, improcedência liminar do pedido e ação rescisória. Os precedentes com efeito vinculante e eficácia “erga omnes” das decisões do STF: inexigibilidade do título judicial (coisa julgada inconstitucional) e prazo especial para ação rescisória. As teses fixadas na ADI 2418 e nos Temas 733 e 360 da repercussão geral. Os principais temas vinculantes do STF. A reclamação constitucional: como e quando usar. A função dos tribunais superiores. O julgamento dos recursos excepcionais e sua função uniformizadora e paradigmática. O cabimento do recurso de revista e dos embargos de divergência. As decisões das turmas do TST e da SbDI-1 tem efeito vinculante? As súmulas e OJs superadas pela reforma trabalhista.

Carga horária: 1,5 hora-aula.

Público-alvo:
a) Magistrados/as, servidores/as e estagiários/as do TRT4.
b) Magistrados/as e servidores/as de outros TRTs.
c) Público externo.

Nº de vagas/participantes: Não há limite de participantes.

IMPORTANTE > MAGISTRADOS/AS E SERVIDORES/AS DO TRT4:

Frequência: Para registro da participação, é indispensável acessar o sistema EJudTRT, durante a atividade, e fazer a sua inscrição, conforme orientações abaixo:
- faça o seu login com usuário e senha de rede no sistema EJudTRT;
- na tela de "Inscrições" > "Inscrições abertas" >  identifique o curso do qual esteja participando;
- clique em "Solicitar Inscrição";
- preencha o formulário e conclua a inscrição.
A inscrição servirá como frequência e ficará disponível 30 minutos antes do início da atividade até 30 minutos depois do encerramento.

Avaliação e Certificação: Terão direito à certificação magistrados/as, servidores/as e estagiários/as que acompanharem o painel (ao vivo), registrarem a frequência (conforme orientações acima) e preencherem as avaliações, conforme prazo e orientações que serão enviadas ao e-mail institucional após o evento.

IMPORTANTE > MAGISTRADOS/AS E SERVIDORES/AS DE OUTROS REGIONAIS E USUÁRIOS/AS EXTERNOS:

Frequência: Para registro da participação, é indispensável acessar o sistema EJudTRT, durante a atividade, e fazer a sua inscrição, conforme orientações abaixo:  
- acesse o sistema EJudTRT;
- clique no link "não tenho cadastro";
- preencha as informações ali solicitadas e crie uma senha para o primeiro acesso;
- salve as informações;
- informe o CPF e a senha criada para realizar o login;
- na tela de Inscrições > "Inscrições abertas" >  identifique o curso do qual esteja participando;
- clique em "Solicitar Inscrição";
- preencha o formulário e conclua a inscrição.

A inscrição servirá como frequência e ficará disponível 30 minutos antes do início da atividade até 30 minutos depois do encerramento.  

Avaliação e Certificação:  
- Magistrados/as e servidores/as de outros TRTs:  Após a conclusão da atividade, a EJud4 enviará a relação de participantes que tenham feito a inscrição pelo sistema às respectivas Escolas Judiciais, as quais poderão certificar a atividade, caso entendam conveniente.
- Público externo: Não haverá certificação.

Adicional de Qualificação (para servidores/as): Válido para todos os cargos do TRT4.

OBSERVAÇÕES (EM RELAÇÃO AOS SERVIDORES/AS):
1. Lembre-se de comunicar a inscrição no curso à sua chefia imediata.
2. Nos termos do disposto no § 2º do art.6º da Resolução 159/2015 do CSJT, não poderão participar de ações de capacitação os servidores em gozo de férias, ou usufruindo as licenças previstas nos incisos I a VII do artigo 81, detalhadas nos artigos 83, 84, 85, 86, 87, 91 e 92, os afastamentos previstos nos artigos 93, 94, 95, 96-A, assim como as licenças dispostas nos artigos 202, 207, 208, 210 e 211, todos da Lei nº 8.112/90.

***
Na ocasião, também acontecerá o lançamento do e-book Estudos sobre LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados - Lei 13.709/2018 - Doutrina e Aplicabilidade no Âmbito Laboral.

***

Este evento atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 16 da Agenda da ONU 2030: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

***

Descrição da imagem apresentada nesta notícia: Card de divulgação do evento, com fundo em tons de vermelho, logotipo da Escola Judicial do TRT4, título, data e horário do evento, logotipo do YouTube e canal da EJud4, fotos e currículos do palestrante e do mediador. Na parte inferior, sobre faixa na cor cinza, a capa da publicação que será lançada na ocasião, acompanhada das fotos, nomes e currículos dos dois organizadores.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: EJud4
Tags que marcam a notícia:
Capacitação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias