Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Escola Judicial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Escola Judicial

Publicada em: 13/06/2016 00:00. Atualizada em: 13/06/2016 00:00.

Vale a pena fazer concurso depois dos 50 anos?

Visualizações: 1707
Início do corpo da notícia.

Aposentados podem prestar concurso. Se a aposentadoria for pelo Regime Geral da Previdência Social não há qualquer impedimento.

Mas se a pessoa for aposentada de um cargo público, só poderá exercer o novo cargo nos casos em que é permitido acumular os dois cargos na ativa. A Constituição permite exercer dois cargos públicos nas seguintes situações e se houver compatibilidade de horários (ver art. 37, inc. XVI): dois cargos de professor, um de professor com outro técnico ou científico (cargo de nível superior que exige uma habilitação específica e cargo de nível médio que exige curso técnico específico) e dois de profissionais de saúde com profissão regulamentada.

Há ainda outros três casos em que é permitida acumulação remunerada: de professor com juiz, professor com membro do Ministério Público, e de vereador com outro cargo público. Mas sempre se houver compatibilidade de horário.

É interessante como depois de certa idade a gente pode se permitir realizar alguns sonhos. A vida já está, de certa forma, estabilizada, os filhos crescidos e encaminhados, e é possível alçar voos maiores. Eu acho muito bacana quem não se acomoda nesse momento e inicia um novo projeto – a pessoa está viva, de verdade.

Estudos aos 50

Atualmente, uma pessoa de 50 anos é jovem, com plena capacidade de realizar o que quiser.

Competir com a garotada que está saindo de um vestibular, com o cérebro acostumado a estudar, é uma realidade, mas essa não é a maior parte da concorrência. Muitas pessoas estão, como ela, voltando aos estudos depois de muitos anos. E a maioria ainda precisa enfrentar outras dificuldades, quer sejam financeiras, falta de tempo ou ambas.

Além disso, o que ela vê como desvantagem – a idade – pode ser ponto favorável. A maturidade permite que a gente seja mais consistente quando deseja uma coisa e tenha mais resistência às dificuldades. E isso é essencial para o projeto de ser aprovada num concurso.

Ela conta ainda com mais um ponto positivo, que é o apoio da família.

Então, a resposta é: sim, você vai chegar lá!

QualConcurso Abre em nova abaé seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma. Quer saber mais? Clique aquiAbre em nova aba para conhecer a nossa metologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os"4 passos para aprovação em concursos".

Fonte: G1Abre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: www.jusbrasil.com.br, acesso em 10 de junho de 2016
Tags que marcam a notícia:
institucionalbiblioteca
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias