Mais de duzentas pessoas prestigiaram a inauguração das novas instalações do Foro Trabalhista de Gramado, ocorrida na sexta-feira (7). Durante a cerimônia, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), Juiz Denis Marcelo de Lima Molarinho, lembrou as novas sedes da Justiça do Trabalho em Gravataí, Camaquã, Lajeado, Ijuí e Capão da Canoa, todas instaladas este ano, além de Cruz Alta e Cachoeirinha, cujas instalações ocorrerão esta semana, destacando que o esforço da Administração do Tribunal, durante o segundo ano de sua gestão, foi exatamente o de entregar a essas comunidades, no mais das vezes, sedes próprias ou, quando locadas, prédios cujas características atendam às necessidades da prestação jurisdicional.
Segundo o Presidente do TRT-RS, cada nova instalação entregue "serve para que o valor ‘justiça social’ seja plenamente realizado, para que as pessoas que ali desenvolvem suas atividades o façam da melhor maneira possível e para que aquelas pessoas que buscam justiça - os jurisdicionados - sejam da melhor maneira possível recebidas". Ele também afirmou que, ao inaugurar as novas instalações do Foro Trabalhista de Gramado, o Tribunal abraça a comunidade e as várias comunidades abrangidas pela jurisdição de Gramado. "Esse prédio é para servir; nós somos servidores, em sentido lato, e isso explica a existência de Juízes e de Tribunais", disse o Juiz Denis, que, nesta sexta-feira (14), às 17 horas, transmitirá o cargo de Presidente do TRT gaúcho ao Juiz João Ghisleni Filho, Vice-Presidente do Tribunal, também presente à inauguração da nova sede do Foro Trabalhista de Gramado.
A Diretora de Foro Trabalhista local, Juíza Iris Lima de Moraes, lembrou os Juízes e servidores que atuaram em Gramado desde a inauguração da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ), em 1993, e que ajudaram a construir a história da Justiça do Trabalho naquela cidade. Ela homenageou a todos lembrando o nome Juiz do Trabalho aposentado Mauro Augusto Breton Viola, presente à solenidade. Corregedor Regional do TRT-RS na década de 1990, o Juiz Viola atuou em Gramado como Juiz de Direito, dirimindo questões trabalhistas ajuizadas na Justiça comum, face à inexistência da Justiça do Trabalho na cidade.
Na seqüência, os Juízes Denis Marcelo de Lima Molarinho e Iris Lima de Moraes desenlaçaram a fita simbólica à inauguração das novas instalações. Já a placa também alusiva à nova sede foi descoberta pela Corregedora Regional do TRT-RS, Juíza Beatriz Zoratto Sanvicente, e pela Juíza aposentada Teresinha Maria Delfina Signori Correia, uma das primeiras Magistradas a atuar na 1ª JCJ de Gramado.
A solenidade ainda celebrou a abertura do Espaço Escola Judicial do TRT-RS, primeiro núcleo da Escola Judicial do Tribunal no interior do Estado. Localizado no andar térreo do Foro, o ambiente tem como objetivo abrigar eventos de qualificação tanto de Juízes, quanto de servidores, e foi inaugurado pelos Juízes Paulo Orval Particheli Rodrigues, Coordenador Acadêmico da Escola Judicial do TRT-RS, e Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, Titular da 2ª Vara do Trabalho local.
Os presentes à solenidade foram brindados com a apresentação do grupo vocal "Só Elas", de Canela, que executou os Hinos Nacional e Rio-Grandense.
Também prestigiaram a cerimônia o Ex-Ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior; a Desembargadora Federal Maria Lúcia Luz Leiria, que representou no ato a Presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região; os Juízes do Tribunal Fabiano de Castilhos Bertolucci, Carlos Alberto Robinson, Milton Varela Dutra e Hugo Carlos Scheuermann; os Juízes do Trabalho Ben-Hur Silveira Claus, Renato Walmor Medina Guedes e Elisabete Santos Marques; os Juízes do Trabalho Substitutos Marcelo Bergmann Hentschke e Paulo Cezar Herbst; os Juízes do Trabalho aposentados Carlos Eduardo de Assis Bergman e Rubens Fernando Clamer dos Santos; o Procurador do Trabalho Ricardo Wagner Garcia; a professora-doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Judith Martins Costa, que representou a Faculdade de Direito daquela Instituição; o Vice-Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), Juiz Luiz Antônio Colussi; e o Vice-Presidente da Associação dos Peritos na Justiça do Trabalho (Apejust), Antônio Carlos Dornelles.
Entre as autoridades locais, estavam o Juiz de Direito Cyro Luiz Pestana Púperi, que no ato representou o Presidente do Tribunal de Justiça de Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS); a Assessora Jurídica do Município, Carolina Fisch, representando o Prefeito Municipal; o 2º Secretário da Câmara Municipal de Gramado, Vereador Leonildo Noel, que representou o Presidente daquela Instituição; o Tesoureiro da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS) em Canela e Gramado, Luiz Guilherme Steffens, que representou o Presidente daquela Entidade; o Diretor do Foro de Canela, Juiz Franklin de Oliveira Netto; o Promotor de Justiça Antônio Metzger Képes; o Prefeito Municipal de São Francisco de Paula, Décio Antônio Colla; os vereadores Jaime Schaumlöffel e Remi Pereira Dias; o Gerente Regional de Negócios da Caixa Econômica Federal em Caxias do Sul, Adir Francisco Winck; os Gerentes locais da Caixa Econômica Federal Ostelino Carrasco, Marcos Mazzutti de Castro e Joassara Bandeira; e os gerentes locais do Banco do Brasil Paulo Roberto Rufatto e Cláudia Beatriz da Luz.