Oito magistrados tomam posse como juízes do Trabalho substitutos
O TRT-RS empossou, nessa segunda-feira (19/12), oito novos juízes do Trabalho substitutos: Caroline Bittencourt Colombo, Mariana Piccoli Lerina, Guilherme da Silva Gonçalves Cerqueira, Marines Denkievicz Tedesco Fraga, Mariana Vieira da Costa, Nikolai Nowosh, Bruno Feijó Siegmann e Igo Zany Nunes Corrêa. Os magistrados estão entre os 30 aprovados no concurso público realizado este ano, cujo resultado foi homologado na última segunda-feira (12/12). A solenidade de posse ocorreu no Plenário do TRT-RS e contou com a presença de desembargadores, juízes, servidores, familiares e amigos dos empossandos.
Acesse o álbum de fotos da solenidade.Abre em nova aba
A presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck, parabenizou os novos juízes do Trabalho pela aprovação e ingresso na carreira. “Estamos recebendo magistrados de primeira categoria, com todas as condições de realizar um excelente trabalho neste Regional”, afirmou. A magistrada ressaltou que a carreira de juiz do Trabalho exige muita responsabilidade e sensibilidade social. A presidente também comentou a situação atual da Justiça do Trabalho e os vários ataques que a Instituição vem sofrendo. “Apesar de todas as dificuldades, continuaremos firmes em nosso propósito, lutando pelo trabalho decente, pela justiça e pela paz social. Temos certeza de que o grupo de magistrados que hoje se integra ao TRT-RS vem para somar forças na busca desse objetivo”, declarou. A magistrada agradeceu, ainda, o trabalho prestado por magistrados, servidores, advogados e membros do Ministério Público na realização do concurso público para juiz do Trabalho de 2016.
A juíza Caroline Colombo discursou em nome dos oito empossando. A magistrada comentou a longa jornada de estudos enfrentada pelos novos juízes e o apoio prestado por familiares e amigos. “A magistratura trabalhista é mais do que um cargo, é uma vocação. E como tal exige doação e comprometimento. O certame, de certa forma, nos prepara para isso. É preciso muita persistência, resiliência e abnegação”, afirmou. Caroline falou sobre o papel do Judiciário Trabalhista na efetivação da justiça social, ressaltando que o tipo de conflito que se apresenta aos juízes do Trabalho requer soluções não apenas jurídicas, mas também sociológicas.
Ao final de seu pronunciamento, Caroline elogiou o trabalho desempenhando pela Comissão do Concurso, pelas Comissões Avaliadores e pelos servidores, e declarou o orgulho sentido pelos novos juízes ao ingressarem no TRT-RS: “Este concurso foi um exemplo de respeito aos candidatos e justeza nas avaliações. Recebam nosso agradecimento e homenagem pela coragem de encamparem esse projeto de realização das provas e, principalmente, pela maestria com que foi conduzido. É uma honra integrar a carreira da magistratura trabalhista, ainda mais em um Tribunal tão aguerrido, comprometido com a justiça social e que não se cala perante as injustiças”, concluiu.
Também participaram da solenidade o vice-presidente do TRT-RS, desembargador João Pedro Silvestrin, a corregedora regional, desembargadora Maria da Graça Ribeiro Centeno, o vice-corregedor, desembargador Marçal Henri dos Santos Figueiredo, o procurador-chefe adjunto do MPT-RS, procurador regional do Trabalho Paulo Joarês Vieira, a vice-diretora da Escola Judicial, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, a corregedora-geral da OAB-RS, Helena Camargo Dornelles, o presidente da AmatraIV, juiz Rodrigo Trindade de Souza, e a diretora da Femargs, juíza Valdete Souza Severo.