Nova sala da Biblioteca do TRT-RS reúne obras antigas e raras sobre Direito e Justiça do Trabalho
A Biblioteca da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) agora tem um setor exclusivo que reúne obras raras, clássicas e de autores consagrados. A Sala Antiqua foi inaugurada no final da tarde desta sexta-feira (24). A solenidade teve a presença da presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck, e de magistrados, servidores, advogados e demais convidados.
Acesse as fotos do evento.
O acervo conta com aproximadamente 1,5 mil volumes e ficará disponível para consultas locais, sendo de grande interesse para autores, pesquisadores e outros estudiosos. O livro mais antigo é o “Pratica Criminale”, do italiano Antonio Tommaso Barbaro, cujo exemplar é de 1739.
Conforme o diretor da Escola Judicial, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, a coleção preserva registros importantes sobre o Direito e a Justiça do Trabalho, principalmente publicados em livros ou periódicos anteriores à CLT. O magistrado explica, entretanto, que o espaço não armazena apenas obras antigas. “Também estão incluídas obras de autores renomados, livros autografados, edições originais de livros esgotados, publicações anteriores à década de 60 e obras de acervos pessoais ou produzidas por magistrados do Tribunal”, conta.
O evento desta sexta-feira também marcou a inauguração do Laboratório de Higienização, Restauro e Conservação de Livros. Esse espaço da Biblioteca reúne equipamentos e materiais utilizados para a preservação do acervo da Antiqua, entre eles um refrigerador. “Para todo esse trabalho foram realizados estudos e pesquisas, sempre com a preocupação de tratar o acervo adequadamente, com métodos que permitem manter as obras disponíveis para o público por muito tempo”, afirmou o diretor da Escola Judicial.
Aberta ao público, a Biblioteca da Escola Judicial do TRT-RS funciona no Prédio 3 do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, nº 1432, bairro Menino Deus). O horário de atendimento é das 10h às 18h. Mais informações no site da Biblioteca ou pelo telefone (51) 3255-2089.