Escola Judicial convida magistrados a participarem do Núcleo de Estudos Dirigidos sobre Igualdade Racial
A Escola Judicial (EJud4) convida magistrados a participarem do Núcleo de Estudos Dirigidos sobre Igualdade Racial. O grupo resulta de parceria da EJud4 com a Amatra IV (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região), tendo o objetivo de melhor compreender as relações raciais no ambiente de trabalho e no serviço público, analisando o racismo por uma perspectiva interdisciplinar. A intenção é partir dessa maior percepção dos problemas envolvendo as hierarquias raciais e o papel das instituições para colaborar com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Serão promovidos encontros sempre na penúltima quinta-feira de cada mês, preferencialmente pela ferramenta Google Meet. Cada edição abordará um tópico específico, vinculado à temática principal. As discussões também ocorrerão em grupo a ser criado no aplicativo WhatsApp. Não é necessário ser associado da Amatra IV para participar.
A primeira reunião ocorre nesta quinta-feira (18/6), entre 18h e 20h, debatendo a evolução da legislação racial no Brasil. Contará com um palestrante convidado: o advogado Lúcio Almeida.
Lúcio é professor da disciplina de Direito Constitucional e Diversidade na Universidade La Salle, assim como das disciplinas de Direito Administrativo, Filosofia do Direito, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Constitucional, Direito do Consumidor, Estatuto da OAB, Sociologia do Direito e Introdução ao Estudo do Direito na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. Dirige a Escola do Legislativo, da Câmara Municipal de Porto Alegre. Tem doutorado em Direito e mestrado em Filosofia, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É especialista em Direito Sanitário pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. Integra a Comissão de Direitos Humanos da Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil.
A inscrição está disponível nesta páginaAbre em nova aba, local onde também estarão os atalhos para os encontros, materiais complementares, fóruns de discussão e formulários de aprendizagem e frequência. Serão certificadas duas horas-aula aos participantes que registrarem sua presença e preencherem a avaliação.