Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Escola Judicial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Escola Judicial

PAC

Plano Anual de Capacitação

A Escola Judicial promove educação para desenvolver e aprimorar a prática laboral. O Plano Anual de Capacitação da Escola Judicial (PAC-EJ) divide-se em ações de formação inicial (para Juízes Vitaliciandos), ações de formação de formadores (qualificação dos professores da EJ), itinerários formativos (focadas no processo de trabalho dos servidores) e ações de formação continuada para magistrados e servidores. Essas últimas compõem grande parte do PAC-EJ.

As atividades começam a ser planejadas em agosto do ano anterior, com o levantamento de necessidades de capacitação, para o que são utilizados diversos subsídios, tais como: consultas à Administração e aos núcleos, comissões e comitês do Tribunal, estudo dos objetivos estratégicos do TRT4 e do Poder Judiciário, apuração das alterações legislativas relevantes para a Justiça do Trabalho, pesquisa de jurisprudência, identificação de datas comemorativas relevantes para o meio jurídico; compilação das sugestões recebidas (em especial nas avaliações dos cursos) e ainda não atendidas, pesquisa com os Magistrados do Trabalho, etc.

Todo esse levantamento é analisado, assim como as competências que devem ser desenvolvidas pelos Magistrados do Trabalho, em reuniões para organizar a programação, que ocorrem semanalmente na Escola Judicial, com a presença da Direção e da Coordenação Acadêmica. Nestas reuniões, são priorizadas as temáticas de capacitação do ano, elaborados os programas das ações formativas (definindo-se o formato, a modalidade e o conteúdo) e selecionados os professores.
 
Fonte: Escola Judicial
Última atualização: 10/02/2023 09:37