Publicada em: 14/10/2024 11:30. Atualizada em: 14/10/2024 12:01.
EJud4 EaD > O que a Literatura tem a oferecer à Justiça? - 4º Encontro/2024 - com Eliane Potiguara
Visualizações: 155
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.
O QUE A LITERATURA TEM A OFERECER À JUSTIÇA?
VELHAS LEITURAS, NOVAS RELEITURAS: ONDE A LITERATURA E O DIREITO SE ENCONTRAM
4º ENCONTRO/2024 - FIM DE TARDE
COM ELIANE POTIGUARA
Apoio: AMATRA IV
EVENTO TELEPRESENCIAL, PELO YOUTUBE
Inscrições abertas até o dia 16-10-2024, neste linkAbre em nova aba
Caso tenha dúvidas para realizar a inscrição pelo SisEJud, consulte os tutoriais disponíveis aquiAbre em nova aba.
Data: 17-10-2024 (5ª-feira).
Horário: 17h às 19h.
Local: Canal da EJud4 no YouTubeAbre em nova aba.
Adicione um lembrete à sua Agenda GoogleAbre em nova aba
Objetivo: Provocar a reflexão e o debate sobre as possibilidades da Literatura em tempos digitais e de comunicações instantâneas, resgatando possibilidades da prática da leitura para as atividades de interpretação, redação, imaginação e operacionalidade para além da prática jurídica.
Conteúdo Programático: Trataremos da interdisciplinaridade entre Direito e Literatura, demonstrando como essa correlação enriquece a pesquisa, a fundamentação das teses, auxilia a prática e a educação, visando à construção do saber jurídico crítico, reflexivo e humanístico a cada caso concreto.
Docente: Eliane Potiguara - Escritora, poeta, professora, formada em Letras (Português-Literatura) e Educação, pela UFRJ, especializada em Educação Ambiental pela UFOP. Em 2021, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela UFRJ. É a 1ª mulher indígena a recebê-lo no Brasil. Recebeu do governo brasileiro o Título de Cavaleiro da Ordem ao Mérito Cultural em 2014. Foi indicada em 2005 ao Projeto Internacional "Mil Mulheres ao Prêmio Nobel da Paz". É da etnia Potiguara, brasileira, fundadora da 1ª organização de mulheres indígenas GRUMIN / Grupo Mulher-Educação Indígena (1988), Embaixadora da Paz pelo Círculo de Embaixadores da França e Suíça. Trabalhou pela Declaração Universal dos Direitos Indígenas na ONU em Genebra. Seu livro carro-chefe é “Metade Cara, Metade Máscara”, pela Global Editora, 2004, e em 2018 pela Grumin Edições. Ganhou o Prêmio do Pen Club da Inglaterra e do Fundo Livre de Expressão, USA pelo seu livro “A Terra é a Mãe do Índio”. Possui vários livros infantis e textos, pensamentos e poesias em antologias nacionais e internacionais. Em 2023 lançou o livro "O Vento Espalha Minha Voz Originária" (GRUMIN Edições). Para acessar seus livros e histórico de vida, visite o site oficial da escritora.
Debatedores/as:
- Daniela Floss, Juíza do Trabalho do TRT4;
- Maria Teresa Vieira da Silva, Juíza do Trabalho do TRT4;
- Oscar Krost, Juiz do Trabalho do TRT12.
Carga horária: 2 horas-aula.
Público-alvo: Magistrados/as e servidores/as do TRT4 e de outros regionais; estagiários/as do TRT4 e de outros regionais; magistrados/as e servidores/as do TRT4 aposentados/as; estudantes, advogados/as e público em geral.
Nº de vagas/participantes: Não há limite de participantes.
Como acessar o evento ao vivo: Diretamente no canal da EJud4 no YouTube, na data e horário indicado, e clicar na transmissão.
Acessibilidade: O evento contará com tradução simultânea em Libras.
Avaliação e Certificação:
* Magistrados/as, servidores/as e estagiários/as do TRT4: Terão direito à certificação magistrados/s, servidores/as e estagiários/as do TRT4 que fizerem sua inscrição prévia, acompanharem a atividade ao vivo e registrarem a frequência, conforme orientações dispostas na descrição do evento no YouTube e reforçadas via chat, e preencherem satisfatoriamente a avaliação de aprendizagem, tempestivamente.
Declaração de participação:
* Magistrados/as e servidores/as de outros TRTs, magistrados e servidores/as do TRT4 aposentados/as e público externo em geral: para aqueles/as que realizarem sua inscrição prévia, assistirem a atividade e registrarem a frequência, conforme orientações dispostas na descrição do evento no YouTube e reforçadas via chat, será disponibilizada uma declaração de participação, que poderá ser consultada pelos/as próprios/as interessados/as diretamente no SisEJud (magistrados/as e servidores/as aposentados/as do TRT4 podem acessá-lo como público interno, utilizando a mesmo login e senha de acesso ao Sigep Online, onde consultam as informações funcionais). Magistrados/as e servidores/as de outros regionais interessados/as poderão apresentar a declaração de participação às respectivas Escolas Judiciais, que certificarão a atividade, caso entendam conveniente.
Finalidades:
- Magistrados/as do TRT4: Formação Continuada; Promoção por Merecimento.
- Servidores/as do TRT4: Adicional de Qualificação; Promoção.
OBSERVAÇÃO (EM RELAÇÃO AOS SERVIDORES/AS):
- Nos termos do disposto no § 2º do art. 6º da Resolução 159/2015 do CSJT, não poderão participar de ações de capacitação os servidores em gozo de férias, ou usufruindo as licenças previstas nos incisos I a VII do artigo 81, detalhadas nos artigos 83, 84, 85, 86, 87, 91 e 92, os afastamentos previstos nos artigos 93, 94, 95, 96-A, assim como as licenças dispostas nos artigos 202, 207, 208, 210 e 211, todos da Lei nº 8.112/90.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: EJud4
Tags que marcam a notícia:
Capacitação
Fim da listagem de tags.