Encontro: Gestores e gestoras do 1º grau compartilham experiências e debatem desafios e soluções
Diretores e diretoras de secretaria do primeiro grau da Justiça do Trabalho gaúcha se encontraram na Escola Judicial, em Porto Alegre, na quinta e na sexta-feira (18 e 19/4).
VEJA AQUI AS FOTOS DO EVENTOAbre em nova aba
O evento abordou temas importantes das rotinas de trabalho nas unidades judiciárias, propostos pelos próprios participantes. A programação contou com palestras, debates e discussões em grupos.
Principais assuntos abordados:
- Assédio moral
-
Diretores e Diretoras - Gestão e fluxos de trabalho nas unidades
- Ferramentas de execução
- Apuração de dados estatísticos
- Índices para metas de magistrados
- Segurança nas unidades
Organização - O encontro foi organizado pela Escola Judicial e pelo Conselho de Diretores de Secretaria da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Coditra). O presidente Ricardo Martins Costa e a corregedora Laís Helena Nicotti compareceram à abertura do evento.

- Consulta prévia das necessidades dos gestores e gestoras
- Apresentações de servidores que são as maiores referências nos temas técnicos mais solicitados pelas unidades: Erion Prando Silva (Juízo Auxiliar de Execução, sobre as ferramentas de execução) e Jeferson Andrade (Secretaria de Apoio Técnico da Corregedoria, sobre dados estatísticos). Além da qualidade técnica, são servidores que conhecem as realidades e limitações das unidades de primeiro grau, segundo Nadir.
-
Interação durante o intervalo - Compromisso e generosidade de todos os diretores e diretoras com suas falas, compartilhando suas necessidades, estratégias, angústias e boas práticas.
- Divisão, em determinado momento, dos gestores e gestoras em quatro grupos: um grupo de Varas de Porto Alegre, dois grupos de Foros Trabalhistas e um grupo de Varas únicas, que permitiram a troca de experiências, desafios e soluções, bem como a construção de redes de apoio.
- Surgimento de demandas que poderão nortear o desenvolvimento de ações de capacitação.
- Apoio da Escola Judicial, que propiciou qualidade na organização do evento.

"Acredito na potência dos encontros e agradeço imensamente a cada colega que disse 'sim', cada abraço, cada sorriso. Há muitas metas e demandas e, felizmente, há muito espaço para acolhimento, alegria, criatividade, apoio e cuidado para seguirmos juntos", disse Nadir.