Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Escola Judicial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Escola Judicial

Publicada em: 10/11/2023 12:14. Atualizada em: 10/11/2023 12:23.

Começa hoje (10) seminário do TRT-4 sobre atuação de catadoras e catadores de materiais recicláveis

Visualizações: 54
Início da galeria de imagens.
Card de divulgação retangular com foto, no canto inferior direito, de duas catadoras trabalhando na esteira de reciclagem. A imagem delas está desfocada, ao fundo, e os materiais recicláveis em primeiro plano. No topo do card, os logotipos do TRT4, da Escola Judicial e do Programa Trabalho Seguro. A seguir, faixa transparente na cor amarela e título do evento na cor azul. Logo abaixo, informações gerais do evento: datas, horários e títulos dos painéis e palestras, modalidades e local.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Nesta sexta-feira (10), tem início o Seminário “Trabalho Decente e Reciclagem: a atuação de catadoras e catadores de materiais recicláveis”. A iniciativa é promovida pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), em parceria com a Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente e com o Programa Trabalho Seguro da Corte. O evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

O seminário tem por objetivo proporcionar conhecimento acerca da situação atual da categoria de trabalhadores que atuam na reciclagem, bem como dialogar sobre as responsabilidades dos entes públicos e sobre as peculiaridades envolvendo a saúde e segurança de catadoras e catadores. O evento é aberto a todos os interessados na temática.

O seminário está dividido em duas partes. A primeira é o painel “Trabalho digno na reciclagem: desafios e oportunidades”, que acontece amanhã, das 10h30 às 12h. A atividade é telepresencial e será transmitida pelo canal da EJud4 no YouTube neste link.

As palestrantes são Aline Sousa, catadora e presidente da Rede Centcoop do Distrito Federal; e Margaret Matos de Carvalho, procuradora-chefe do MPT. O painel terá a mediação do desembargador do TRT-4, Alexandre Corrêa da Cruz, coordenador da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do Tribunal.

Palestra e painel presenciais

A segunda parte do seminário acontece na próxima sexta-feira, dia 17 de novembro, e será presencial na sede da Escola Judicial do TRT-4 (Av. Praia de Belas, 1432, Prédio 3, 2º andar). Os interessados devem se inscrever até o dia 13 de novembro, neste link. São 120 vagas disponíveis.

Das 14h às 15h, será realizada a palestra “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e um olhar para as trabalhadoras e trabalhadores da reciclagem”, com Daiana Schwengber, sócia fundadora da Apoena Socioambiental. Ela é doutora em Memória Social e Bens Culturais, mestre em Saúde e Desenvolvimento Humano, especialista em Educação Ambiental e em Psicopedagogia, Bióloga e Socióloga. Também atua como consultora com oito anos de experiência em gestão de resíduos, educação ambiental e trabalho nas cooperativas de reciclagem do Vale dos Sinos.

Em seguida será realizado o painel “Saúde e segurança no trabalho de catadoras e catadores de materiais recicláveis. ODS 3 e ODS 8”, das 15h às 16h. Os expositores serão Alex Cardoso, catador, cientista social, representante do Movimento Nacional de Catadores de Resíduos (MNCR), e mestrando em Antropologia na UFRGS; e Rogério Uzun Fleischmann, procurador do MPT/RS. A atividade será mediada por Anita Cristina de Jesus, chefe da Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRT-4.

Tutoriais

Em caso de dúvidas para realizar a inscrição pelo sistema da EJud, consulte os tutoriais disponíveis abaixo.

Público externo

Público do TRT4

Fim do corpo da notícia.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Rafael Ely (Secom/TRT-4
Tags que marcam a notícia:
Trabalho SeguroCapacitação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias