Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Escola Judicial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Escola Judicial

Publicada em: 03/11/2023 14:41. Atualizada em: 13/11/2023 13:10.

EJud4 Presencial e Telepresencial > 5º Fórum Aberto de Educação Antirracista do TRT4

Visualizações: 58
Início da galeria de imagens.
Card de divulgação, trazendo, no topo, duas faixas horizontais, uma vermelha e outra verde. À esquerda, o logotipo do evento: desenho do perfil de uma pessoa negra, sobre o qual está o texto "5º Fórum Aberto de Educação Antirracista do TRT4". A seguir, datas, horários e temáticas dos três encontros, sendo dois presenciais e um telepresencial. Na parte inferior, retângulos com a descrição do público-alvo e com o logotipo do sistema EJud e link para inscrições, além dos logotipos do TRT4, da EJud4
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.


5º FÓRUM ABERTO DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA DO TRT4

Organização: EJud4, Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e Coletivo Negros TRT4, com apoio da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do TRT-RS e da Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRT-RS.

Inscrições gratuitas, neste linkAbre em nova aba (Menu Inscrições > aba Inscrições Abertas).

AS INSCRIÇÕES DEVEM SER SOLICITADAS SEPARADAMENTE, PARA CADA DIA DA PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM.

Público-alvo:
a) Magistrados/as, servidores/as e estagiários/as do TRT4.
b) Advogados/as, estudantes e público em geral.

PROGRAMAÇÃO:

1º ENCONTRO
08-11-2023 (4ª-feira)
14h: Abertura
14h30 às 16h: Palestra > Consequências do tokenismo na saúde mental da pessoa negra e síndrome do negro único
16h às 16h30h: Coffee End
Modalidade: PRESENCIAL. Não haverá transmissão on-line e gravação do evento. Não há previsão de pagamento de diárias aos/às magistrados/as e servidores/as do TRT4 participantes. Despesas com deslocamento poderão ser ressarcidas, conforme orientações anexas.
Local: Auditório Ruy Cirne Lima, junto à sede da EJud4 (Av. Praia de Belas, 1432, prédio 3, 2º andar, Porto Alegre, RS).
Ementa: Definição de tokenismo e suas consequências para a saúde mental da pessoa negra.
Palestrantes:
- Alessandra Pio Silva: Professora da UFRRJ, na cadeira de "Educação e Relações Étnico-Raciais na Escola". Mestra e doutora em educação pela UFRRJ, doutoranda em Psicologia Social na UFBA. Pesquisadora Líder do Grupo PERERE, com foco em trajetórias de estudantes negras/os, ações afirmativas e didáticas antirracistas.
- Irimara Gomes Peixoto: Psicóloga formada pela UFRGS, psicanalista em formação pela Aprés Coup Porto Alegre e mestra em Women’s Gender and Sexuality studies na Georgia State University em Atlanta, EUA.
Carga Horária: 2 horas-aula.
INSCREVA-SE NESTE ENCONTRO até as 12h do dia 06-11-2023.Abre em nova aba

2º ENCONTRO
10-11-2023 (6ª-feira)
14h às 16h: Roda de Conversa On-Line > Token, eu!
Modalidade: ENCONTRO TELEPRESENCIAL  pela plataforma Zoom. Após solicitar a inscrição para este encontro, os/as participantes receberão, por e-mail, o link de acesso à sala. Não haverá gravação do evento.
Ementa: Relato de experiência dos/as palestrantes sobre como é ser uma personalidade negra com experiência reconhecida em sua área de atuação.
Expositores/as:
- Evanilda Souza de Santana Carvalho: Enfermeira pela UEFS, mestre e doutora em Enfermagem pela UFBA, e pós doutorado no College of Nursing - University of South Carolina, Columbia - Estados Unidos. Atua na área de enfermagem e saúde coletiva, com estudos focados na experiência do adoecimento crônico e cuidado; estigma e discriminação e saúde de grupos em vulnerabilidade; saúde da população negra com ênfase na doença falciforme. Atualmente é docente da UFBa e UEFS e vice-reitora da UEFS gestão 2023-2027.
- Guilherme Soares Dias: Jornalista, empresário, consultor em diversidade e viajante. Fundador do Guia Negro, plataforma de turismo e representatividade. Idealizador da Caminhada São Paulo Negra e incentivador de caminhadas negras Brasil adentro. Autor do livro “Dias pela Estrada”. É colunista da Folha de São Paulo, apresentador de YouTube programa Guia Negro Entrevista e do podcast Afroturismo.
- Renato Cirilo Neves: Gestor de restaurantes, formado em gastronomia e administração de empresas, pós-graduado em gestão financeira e controladoria. Atua como gerente executivo da Casa Camolese, professor da Le Cordon Bleu, consultor de negócios gastronômicos e coordenador da Associação Brasileira de Sommeliers. Melhor sommelier do Rio de Janeiro 2017 e 2019, melhor sommelier do Brasil 2021, 2022. Ex-morador da favela de Manguinhos, no subúrbio carioca, iniciou sua jornada aos 14 anos de idade vendendo frutas nos sinais de trânsito da cidade.
Carga Horária: 2 horas-aula.
INSCREVA-SE NESTE ENCONTRO até o dia 08-11-2023.Abre em nova aba

3º ENCONTRO
16-11-2023 (5ª-feira)
14h às 16h: Palestra > Percursos Negros. A Trajetória Pessoal e Profissional de Negros e Negras de Destaque na Mídia Nacional
Palestrante: Lívia Sant'Anna Vaz - Promotora de Justiça do MP-BA; Reconhecida, em 2020, como uma das Pessoas de Descendência Africana Mais Influentes do Mundo - Edição Lei e Justiça (Most Influential People of African Descent).
Ementa: A trajetória pessoal e profissional de pessoas negras em destaque na mídia nacional.
16h às 17h: Encerramento e Apresentação Cultural > 50 Tons de Pretas
17h às 17h30: Coffee End
Modalidade: PRESENCIAL. Não haverá transmissão on-line e gravação do evento. Não há previsão de pagamento de diárias aos/às magistrados/as e servidores/as do TRT4 participantes. Despesas com deslocamento poderão ser ressarcidas, conforme orientações anexas.
Local: Auditório Ruy Cirne Lima, junto à sede da EJud4 (Av. Praia de Belas, 1432, prédio 3, 2º andar, Porto Alegre, RS).
Carga Horária: 3 horas-aula
INSCREVA-SE NESTE ENCONTRO até as 10h do dia 16-11-2023.Abre em nova aba

INFORMAÇÕES VÁLIDAS PARA TODOS OS ENCONTROS:

Nº de vagas/participantes: Encontros presenciais: 160 vagas. Encontro telepresencial: 500 vagas.

Certificação (por encontro):
* Magistrados/as, servidores/as e estagiários/as do TRT4:
Terão direito à certificação magistrados/s, servidores/as e estagiários/as do TRT4 que acompanharem a atividade ao vivo, registrarem a frequência em cada dia e preencherem as avaliações em até 10 dias após o término de cada encontro.

Declaração de participação (por encontro):
* Magistrados/as e servidores/as de outros TRTs: Para os servidores/as e magistrados/as de outros TRTs que assistirem cada atividade e registrarem a frequência em cada uma delas, será disponibilizada uma declaração de participação, que poderá ser consultada pelos/as próprios/as participantes diretamente no sistema EJud. Os/as interessados/as poderão apresentar este documento às respectivas Escolas Judiciais, que certificarão a atividade, caso entendam conveniente.
* Público externo em geral: Para os/as participantes do público externo em geral que assistirem cada atividade e registrarem a frequência em cada uma delas, será disponibilizada uma declaração de participação, que poderá ser consultada pelos/as próprios/as interessados/as diretamente no sistema EJud.

Adicional de Qualificação (para servidores/as): Válido para todos os cargos do TRT4.

Finalidades:
- Magistrados/as: Desenvolvimento Gerencial; Diversidade, Equidade e Inclusão; Formação Continuada; Promoção por Merecimento.
- Servidores/as: Adicional de Qualificação; Desenvolvimento Gerencial; Diversidade, Equidade e Inclusão; Promoção.

OBSERVAÇÕES (EM RELAÇÃO AOS/ÀS SERVIDORES/AS):
1. Lembre-se de comunicar a inscrição no curso à sua chefia imediata.
2. Nos termos do disposto no § 2º do art. 6º da Resolução 159/2015 do CSJT, não poderão participar de ações de capacitação os/as servidores/as em gozo de férias, ou usufruindo as licenças previstas nos incisos I a VII do artigo 81, detalhadas nos artigos 83, 84, 85, 86, 87, 91 e 92, os afastamentos previstos nos artigos 93, 94, 95, 96-A, assim como as licenças dispostas nos artigos 202, 207, 208, 210 e 211, todos da Lei nº 8.112/90.


Este evento atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) números 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 10 (Redução de Desigualdades) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) da Agenda 2023 da ONU.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: EJud4
Tags que marcam a notícia:
Capacitação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias