TRT-RS planeja novas turmas do curso de prevenção e combate a incêndios
emergência.
O TRT-RS dará continuidade ao Curso de Prevenção e Combate a Incêndio em 2026. A iniciativa é voltada à capacitação de servidores e servidoras para atuação em situações de emergência e à adoção de práticas preventivas.
O calendário do curso para este ano ainda está em fase de definição. As unidades que participarão do treinamento serão previamente contatadas. As datas e locais de treinamento também podem ser consultadas na página do cronograma de cursos da Escola JudicialAbre em nova aba.
Programação
O curso é oferecido em formato híbrido: a etapa teórica é ministrada online e a prática é realizada presencialmente nas unidades do TRT-RS. Durante as atividades, os participantes recebem orientações sobre prevenção de incêndios e resposta inicial a emergências. Entre os temas abordados estão o uso correto de extintores, o acionamento de hidrantes e mangotinhos, os procedimentos de evacuação e orientações sobre primeiros socorros.
Ao final, os participantes recebem certificado homologado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM/RS), com validade de quatro anos. O documento comprova a capacitação conforme as normas vigentes.
Ação permanente
Iniciado em 2021, o curso consolidou-se como ação permanente de prevenção e capacitação interna do TRT-RS. Ao longo do ano passado, foram ministradas um total de 160 horas de treinamento, em oito unidades. O projeto contou com 115 pessoas capacitadas nos treinamentos presenciais e 214 participantes do módulo online (requisito para participação da etapa presencial).
“Além de fortalecer a segurança nas instalações do TRT-RS, o projeto reforça que a segurança deve ser praticada em todos os lugares, inclusive no contexto de home office. A abordagem busca ampliar a percepção de risco e a responsabilidade preventiva para além do espaço institucional, estimulando condutas seguras no cotidiano”, destaca o servidor e engenheiro de segurança Marcelo Lucca (chefe da Divisão de Perícias Oficiais), ministrante do curso desde sua criação.
Equipe responsável
Em 2025, o projeto foi ampliado e reforçado com a adesão da Secretaria de Saúde e Assistência (SeSaúde). Além do servidor Marcelo Lucca, o treinamento passou a contar com a participação da servidora Liliam Oliveira Pereira (técnica de enfermagem do trabalho) e do servidor Rafael Viana Fillies (engenheiro de segurança). Rafael e Marcelo também são habilitados pelo CBM/RS para atuação em capacitações e treinamentos na área de segurança contra incêndio.
A equipe responsável pelo treinamento ressalta que a iniciativa faz parte do compromisso do TRT-RS com a segurança, a saúde e o bem-estar de servidores, magistrados, trabalhadores mediante terceirização e do público em geral. “A capacitação atende as exigências legais e também reforça a importância da preparação contínua para garantir respostas rápidas e eficientes diante de qualquer eventualidade”, avalia Marcelo Lucca.

