Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Escola Judicial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Escola Judicial

Publicada em: 19/01/2026 12:19. Atualizada em: 19/01/2026 12:19.

TRT-RS planeja novas turmas do curso de prevenção e combate a incêndios

Visualizações: 13
Início do corpo da notícia.
Homem de pé segura uma mangueira de incêndio e fala para um grupo que está em círculo ouvindo
Treinamento ensina a agir de forma adequada em situações de
emergência. 

O TRT-RS dará continuidade ao Curso de Prevenção e Combate a Incêndio em 2026. A iniciativa é voltada à capacitação de servidores e servidoras para atuação em situações de emergência e à adoção de práticas preventivas. 

O calendário do curso para este ano ainda está em fase de definição. As unidades que participarão do treinamento serão previamente contatadas. As datas e locais de treinamento também podem ser consultadas na página do cronograma de cursos da Escola JudicialAbre em nova aba

Programação

uma mulher está deitada no chão e outra está de joelhos, usando jaleco, dando explicações para um grupo de pessoas que estão sentadas em círculo
Programação inclui orientações sobre primeiros socorros.

O curso é oferecido em formato híbrido: a etapa teórica é ministrada online e a prática é realizada presencialmente nas unidades do TRT-RS. Durante as atividades, os participantes recebem orientações sobre prevenção de incêndios e resposta inicial a emergências. Entre os temas abordados estão o uso correto de extintores, o acionamento de hidrantes e  mangotinhos, os procedimentos de evacuação e orientações sobre primeiros socorros.

Ao final, os participantes recebem certificado homologado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM/RS), com validade de quatro anos. O documento comprova a capacitação conforme as normas vigentes.

Ação permanente 

cinco pessoas aparecem na foto, segurando três extintores que expelem fumaça branca. Eles estão no pátio, ao ar livre.
Cuso oferece aulas prática presenciais.

Iniciado em 2021, o curso consolidou-se como ação permanente de prevenção e capacitação interna do TRT-RS. Ao longo do ano passado, foram ministradas um total de 160 horas de treinamento, em oito unidades. O projeto contou com 115 pessoas capacitadas nos treinamentos presenciais e 214 participantes do módulo online (requisito para participação da etapa presencial). 

“Além de fortalecer a segurança nas instalações do TRT-RS, o projeto reforça que a segurança deve ser praticada em todos os lugares, inclusive no contexto de home office. A abordagem busca ampliar a percepção de risco e a responsabilidade preventiva para além do espaço institucional, estimulando condutas seguras no cotidiano”, destaca o servidor e engenheiro de segurança Marcelo Lucca (chefe da Divisão de Perícias Oficiais), ministrante do curso desde sua criação. 

Equipe responsável

homem de pé fala para um círculo de pessoas sentadas. há uma mesa com um extintor sobre ela.
Equipe visita unidades do TRT-RS. 

Em 2025, o projeto foi ampliado e reforçado com a adesão da Secretaria de Saúde e Assistência (SeSaúde). Além do servidor Marcelo Lucca, o treinamento passou a contar com a participação da servidora Liliam Oliveira Pereira (técnica de enfermagem do trabalho) e do servidor Rafael Viana Fillies (engenheiro de segurança). Rafael e Marcelo também são habilitados pelo CBM/RS para atuação em capacitações e treinamentos na área de segurança contra incêndio.

A equipe responsável pelo treinamento ressalta que a iniciativa faz parte do compromisso do TRT-RS com a segurança, a saúde e o bem-estar de servidores, magistrados, trabalhadores mediante terceirização e do público em geral.  “A capacitação atende as exigências legais e também reforça a importância da preparação contínua para garantir respostas rápidas e eficientes diante de qualquer eventualidade”, avalia Marcelo Lucca. 

Fim do corpo da notícia.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS), com informações da SeSaúde e Marcelo Lucca
Tags que marcam a notícia:
SegurançaCapacitação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias