Diretoras e diretores de secretaria do 1º Grau se reúnem em Porto Alegre para debater temas de gestão das unidades
Começou na tarde desta quinta-feira (28), em Porto Alegre, o 2º Encontro de Diretores e Diretoras de Secretaria do 1º Grau. A atividade de capacitação é promovida pela Escola Judicial (E–Jud4).
Os servidores e servidoras estarão reunidos até sexta, na EJud-4, para debater diversos assuntos relacionados à gestão das unidades da primeira instância.
Veja aqui as fotos do evento.Abre em nova aba
Conforme a diretora do Coditra (Conselho de Diretores de Secretaria da Justiça do Trabalho da 4ª Região), Camila Lewandowski (1ª VT de Esteio), a programação deste ano foi definida em conjunto pela Presidência, Corregedoria, E-Jud-4 e Coditra. Para estruturar as atividades, o grupo de trabalho mapeou os temas mais votados pelos diretores, além de opiniões colhidas dos colegas nos Encontros de Gestores.
“Temos uma boa expectativa. Todos gostam deste encontro, principalmente dos debates em grupo. Ao longo do ano, cada um fica no seu mundo, né? Então, este é um momento que temos para se encontrar e conversar”, disse Camila.
Após a cerimônia de abertura, os diretores e diretoras dividiram-se em quatro grupos temáticos. Os resultados dos debates foram apresentados no fim da tarde, em uma plenária no Auditório Ruy Cirne Lima. Os temas discutidos pelos grupos foram:
- Gestão por competências e divisão equitativa de atividades
- Mapeamento de processos de trabalho e boas práticas organizacionais
- Dados estatísticos para tomada de decisões e metas
- Gestão de conflitos da unidade
Abertura
O início das atividades foi marcado por uma breve cerimônia no Auditório Ruy Cirne Lima, com a participação do vice-presidente do TRT-RS, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, da corregedora regional, desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti, da vice-corregedora, desembargadora Maria Madalena Telesca, e do diretor da Escola Judicial, Fabiano Holz Beserra. O presidente Ricardo Martins Costa não pôde comparecer ao evento, pois cumpre agenda em Brasília.
O desembargador Alexandre deu as boas-vindas a todos e todas, salientando a relevância do evento como iniciativa estratégica de apoio e fortalecimento das unidades judiciárias. “Encontros como este possibilitam que sejam compartilhadas experiências e as boas práticas já adotadas dentro das unidades, viabilizando um meio muito eficiente de propagação de ideias”, afirmou.
O magistrado também destacou a importância do cuidado com as pessoas nas unidades, em meio aos controles estatísticos e de metas. “Entendo, porém, preceder a essa preocupação de ordem técnica e numérica, a necessidade de compreensão e valorização das características e particularidades daqueles que integram as nossas equipes. Como tive a oportunidade de mencionar em outros encontros, o olhar cuidadoso do gestor sobre o genuíno potencial de cada um, e também sobre o seu limite de contribuição, vem a ser um grande desafio”, explicou.
Em sua manifestação, a corregedora Laís Helena Nicotti disse que a programação foi cuidadosamente elaborada, a fim de incluir temas cruciais para uma gestão eficiente, como, por exemplo, gestão por competências, organização de processos de trabalho, análise de dados estatísticos e mediação de conflitos.
“O formato do encontro foi pensado para promover a participação ativa de todos e todas. Teremos debates em grupos, painéis temáticos, momentos de escuta ativa, com o objetivo de fortalecer os vínculos entre vocês, de seminar as boas práticas e construir juntos soluções para desafios no dia a dia. Desejo a todos vocês um encontro muito produtivo e proveitoso”, declarou a magistrada.
que percebe nas correições as preocupações de diretores e diretoras quanto aos desafios do dia a dia, com metas, ferramentas tecnológicas, aumento de demanda, entre outros. “Um momento como este, de encontros e debates, é muito bom. As experiências compartilhadas vão colaborar para o trabalho de vocês e uma melhor qualidade de vida”, disse.
Diretor da EJud-4, o desembargador Fabiano mencionou a posição estratégica dos diretores e diretores de secretaria como verdadeiros “maestros” de uma Vara do Trabalho, diretamente responsáveis pela eficiência da entrega jurisdicional à sociedade. No entanto, observou o magistrado, além da preocupação com o atendimento ao jurisdicionado, deve-se ter atenção às pessoas da casa. “Temos que nos preocupar com a nossa saúde. Se não estivermos bem, não conseguiremos fazer um bom serviço”, completou.
Confira a programação de sexta-feira:
8h30 às 10h30: Painel “Temas Atuais em Gestão Judiciária no TRT4”
- 8h30 às 8h50: Honorários Periciais e Orçamento Carolina Ferreira (assessora da Presidência)
- 8h50 às 9h20: Hasta Pública – Juíza Adriana Seelig
- 9h20 às 9h50: Precatórios – Juíza Carolina Gralha
- 9h50 às 10h10: Correição regional e boas práticas institucionais – Adolfo Marques Pereira
- 10h10 às 10h30: Espaço para perguntas
10h30 às 11h: Coffee Break
11h às 12h30: Gestão do Teletrabalho e Gestão das Pessoas - Maria Augusta Kinnemann
12h30 às 14h: Intervalo de almoço
14h às 15h: Espaço do Coditra
15h às 16h30: Palestra de Encerramento: "Gestão de Pessoas", com Caroline Vanzelotti