Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Escola Judicial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Escola Judicial

Publicada em: 12/04/2022 13:46. Atualizada em: 12/04/2022 13:46.

EJud4 EaD - Roda de Conversa On-Line > Autismo e Acessibilidade: Experiência Pessoal e Maternidade Atípica

Visualizações: 19
Início da galeria de imagens.
Card de divulgação do evento. Descrição detalhada da imagem ao final do corpo da notícia.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.
¿ROD¿¿A DE CONVERSA ON-LINE
AUTISMO E ACESSIBILIDADE: EXPERIÊNCIA PESSOAL E MATERNIDADE ATÍPICA

Apoio: Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do TRT4

Não é necessária inscrição prévia

Data: 20/04/2022 (4ª-feira)

Horário: 18h às 19h30min.

Local: Canal da EJud4 no YouTubeAbre em nova aba. Inscreva-se no canal e ative o sininho das notificações para receber um aviso sempre que novos conteúdos forem publicados.

Modalidade: Telepresencial.

Expositoras:
- Adriana Manta da Silva, Juíza Substituta do TRT5; Diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Amatra5; Coordenadora do Grupo de Estudos de Direito Antidiscriminatório da EJud5; Orientadora do Instituto Baiano de Direito e Feminismos – IBADFEM; Integrante do corpo técnico que elaborou a Cartilha sobre o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero da ABAT.
- Fernanda Estanislau Alves Pereira, Advogada; Assessora Parlamentar; Professora Universitária; Coordenadora de Igualdade Racial da Academia Cearense de Direito (ACED); Conselheira Fiscal da Caixa de Assistência dos Advogados CAACE - OAB/CE; Membra da Diretoria da Comissão de Direitos Humanos da OAB/CE; Autora de dois livros e Autista nível 1 de suporte.

Mediadora: Cláudia Elisandra de Freitas Carpenedo, Juíza do TRT4.

Ementa: O evento pretende abordar a experiência pessoal das pessoas autistas e sua inclusão social, bem como a vivência de mães e pessoas envolvidas com os cuidados de filhas e filhos autistas, inclusive, no contexto do mercado de trabalho.

Conteúdo Programático: No contexto da experiência pessoal, acessibilidade e os parâmetros de sociabilidade, bem como produtividades profissionais de pessoas autistas; interseccionalidade (Gênero, Raça e Deficiência); vivência das mulheres autistas e diagnóstico tardio; experiência pessoal e acesso ao diagnóstico; no contexto da maternidade atípica, familismo e divisão sexual do trabalho de cuidado; ocupação do mercado de trabalho pelas mães atípicas; precarização produtiva das mães atípicas e empreendedorismo de subsistência; redução de jornada de trabalho para mães atípicas; vivências enquanto mãe atípica e magistrada.

Carga horária: 1,5 hora-aula.

Público-alvo:
a) Magistrados/as, servidores/as e estagiários/as do TRT4.
b) Magistrados/as e servidores/as de outros TRTs.
c) Público externo.
¿¿

Nº de vagas/participantes: Não há limite de participantes.

Como acessar o evento ao vivo: Diretamente no canal da EJud4 no YouTube, na data e horário indicado, e clicar na transmissão.

IMPORTANTE > MAGISTRADOS/AS E SERVIDORES/AS DO TRT4:

Frequência: Para registro da participação, é indispensável acessar o sistema EJudTRT, durante a atividade, e fazer a sua inscrição, conforme orientações abaixo*:
- faça o seu login com usuário e senha de rede no sistema EJudTRT;
- na tela de "Inscrições" > "Inscrições abertas" >  identifique o curso do qual esteja participando;
- clique em "Solicitar Inscrição";
- preencha o formulário e conclua a inscrição.
A inscrição servirá como frequência e ficará disponível 30 minutos antes do início da atividade até 30 minutos depois do encerramento.

Avaliação e Certificação: Terão direito à certificação magistrados/as, servidores/as e estagiários/as que acompanharem o painel (ao vivo), registrarem a frequência (conforme orientações acima) e preencherem as avaliações, conforme prazo e orientações que serão enviadas ao e-mail institucional após o evento.
   

IMPORTANTE > MAGISTRADOS/AS E SERVIDORES/AS DE OUTROS REGIONAIS E USUÁRIOS/AS EXTERNOS:

Frequência: Para registro da participação, é indispensável acessar o sistema EJudTRT, durante a atividade, e fazer a sua inscrição, conforme orientações abaixo**:  
- acesse o sistema EJudTRT;
- clique no link "não tenho cadastro";
- preencha as informações ali solicitadas e crie uma senha para o primeiro acesso;
- salve as informações;
- informe o CPF e a senha criada para realizar o login;
- na tela de Inscrições > "Inscrições abertas" >  identifique o curso do qual esteja participando;
- clique em "Solicitar Inscrição";
- preencha o formulário e conclua a inscrição.

A inscrição servirá como frequência e ficará disponível 30 minutos antes do início da atividade até 30 minutos depois do encerramento.  

Avaliação e Certificação:  
- Magistrados/as e servidores/as de outros TRTs:  Após a conclusão da atividade, a EJud4 enviará a relação de participantes que tenham feito a inscrição pelo sistema às respectivas Escolas Judiciais, as quais poderão certificar a atividade, caso entendam conveniente.
- Público externo: Não haverá certificação.

Adicional de Qualificação (para servidores/as): Válido para todos os cargos do TRT4.

OBSERVAÇÕES (EM RELAÇÃO AOS SERVIDORES/AS):
1. Lembre-se de comunicar a inscrição no curso à sua chefia imediata.
2. Nos termos do disposto no § 2º do art. 6º da Resolução 159/2015 do CSJT, não poderão participar de ações de capacitação os servidores em gozo de férias, ou usufruindo as licenças previstas nos incisos I a VII do artigo 81, detalhadas nos artigos 83, 84, 85, 86, 87, 91 e 92, os afastamentos previstos nos artigos 93, 94, 95, 96-A, assim como as licenças dispostas nos artigos 202, 207, 208, 210 e 211, todos da Lei nº 8.112/90.

Este evento atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 3, 8 e 10 da Agenda da ONU 2030:
Saúde e bem-estar, Trabalho decente e crescimento econômico, Redução das desigualdades.

Descrição da imagem nesta nótícia: Card de divulgação do evento, com fundo em tons de azul e laço símbolo do autismo, logotipos da Escola Judicial do TRT4 e do Comitê de Equidade de Gênero, Raça de Diversidade do TRT4, título, data e horário do evento, logotipo do YouTube e canal da EJud4, fotos e currículos das duas expositoras e da mediadora. Na parte inferior, apoio da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do TRT4. Fim da descrição.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: EJud4
Tags que marcam a notícia:
Capacitação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias