Inscrições para Mestrado Profissional da EJud/Unisinos estão abertas até 27 de outubro. Veja depoimentos de alunos!
Parceria entre a Ejud4 e a Unisinos oferecerá 15 vagas; leia depoimentos de estudantes da primeira turma do mestrado.
As manifestações de interesse podem ser enviadas por meio deste link, ou no Portal Vox/ Vida Funcional/Capacitação/Informações e Inscrições (é necessário estar logado pelo ambiente ETR ou pelo Gabinete Virtual para acessar os links). A iniciativa é uma parceria da Escola Judicial do TRT-RS (Ejud4) e da Universidade do Vale do Sinos (Unisinos). As aulas poderão ocorrer totalmente on-line, com início previsto para o dia 26 de novembro. A duração total do curso, incluindo-se o tempo para produção da dissertação de mestrado, será de 24 meses. Para essa nova turma, serão oferecidas 15 vagas, com público-alvo definido, em ordem de preferência, entre magistrados vitalícios do TRT-RS e servidores estáveis formados em Direito. Como ocorreu na primeira turma do curso, cujas aulas tiveram início em 2020, o Tribunal contribuirá com 30% do valor para cada estudante.
O diretor da Escola Judicial, desembargador Ricardo Martins Costa, explicou, à época do lançamento do mestrado, que a EJud4 conseguiu, com a parceria da Unisinos e a colaboração de diversos magistrados ligados ao mundo acadêmico, a adaptação da linha de pesquisa "Direitos Sociais e Desenvolvimento Humano-Empresarial" aos propósitos do Tribunal. O desembargador citou, como exemplos de atividades ligadas diretamente ao trabalho de magistrados e servidores, as disciplinas "Direito e Processo do Trabalho na Contemporaneidade", "Direito Sindical em Perspectiva" e "Reformas Trabalhistas e Previdenciárias no Brasil e no Mundo".
Ao todo, o curso oferece 480 horas-aula, com 32 créditos. As aulas ocorrerão nas tardes e noites das sextas-feiras e manhãs dos sábados. Veja neste linkArquivo tipo pdf de 1,2MB as informações gerais sobre o mestrado.
Atividade da Unisinos apresentará trabalhos de mestrandos nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira (22/10), a Unisinos realizará uma atividade formativa online para divulgar sua parceria com a Escola Judicial. Ela ocorrerá das 14h às 18h, e poderá ser acompanhada pelo link https://bit.ly/3aN93PO. Intitulado "Novas Tecnologias e o Mercado de Trabalho", o evento incluirá a apresentação de alguns trabalhos de mestrandos que participam do curso pelo TRT-RS. Estarão entre os painelistas os servidores Fernanda de Vargas Machado, José Leopoldo Borfman e Igor Bochi, e o juiz Eduardo Vargas. Eles fazem parte da primeira turma do mestrado e deverão concluir o curso no ano que vem. Confira abaixo seus depoimentos sobre a experiência no curso.
Depoimentos de alunos do mestrado
Fernanda de Vargas Machado (servidora):
"Fazer o MPD em Direito da Empresa e dos Negócios oferecido pela Unisinos, em parceria com a Ejud4, além de proporcionar enorme satisfação profissional, permite realmente um abrir o Horizonte. É ter a oportunidade de (re)pensar o Direito, mas olhando para o futuro, ampliando de forma sólida e crítica o conhecimento. Temas dos mais relevantes e atuais são vistos de vários ângulos, fomentando a reflexão. Por ser um mestrado voltado à realidade e ao pragmatismo, os professores, além de excelentes acadêmicos, são profissionais que atuam no dia a dia do Foro, o que muito enriquece o aprendizado. Colegas com outras profissões — e outras visões — igualmente tornam o conhecimento muito mais amplo. Para além da excelência do corpo docente e da instituição, encontramos no curso gentileza, respeito, incentivo e apoio ao ingresso no mundo acadêmico e à produção científica. Só tenho elogios ao MPD e a esta maravilhosa iniciativa da Escola Judicial do TRT4, por proporcionar esta oportunidade de crescimento profissional e pessoal."
Eduardo Batista Vargas (juiz):
"O Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da Unisinos superou minhas expectativas. O quadro de professores é de muita qualidade e a escolha das disciplinas é certeira. A Escola Judicial está de parabéns, por ter escolhido uma excelente Instituição de Ensino como sua parceira. Recomendo fortemente a todos que pretendem se aperfeiçoar em um curso de mestrado."
Igor Bochi (servidor):
"O Mestrado Profissional oferecido pela Ejud4 e pela Unisinos superou as minhas já elevadas expectativas. O conhecimento é construído através do compartilhamento plural de experiências entre o qualificadíssimo corpo docente e discente, fazendo com que o aluno beba em uma rica fonte de informações. No mestrado, o aluno é desafiado a sair de sua zona de conforto, fazendo-se necessário o enfrentamento de temas novos e distintos dos que habitualmente se utiliza, o que torna a experiência mais produtiva. Muito se fala, também, em relação às projeções do futuro do trabalho e quanto às mudanças tecnológicas vivenciadas pela sociedade de forma geral. Por fim, o convênio realizado pela Ejud4 com a Unisinos é uma grande oportunidade de qualificação, extremamente positiva. Pessoalmente, recomendo fortemente aos colegas que têm interesse."
José Leopoldo Tiecher Bronfmann (servidor):
"O Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios é um período de intenso crescimento pessoal. Professores qualificadíssimos orientam debates e analisam os seminários apresentados, fornecendo um feedback que permite o aprimoramento das habilidades e do conhecimento. Ao mesmo tempo em que é possível interagir com outros servidores e magistrados mestrandos, é a ocasião de propor uma entrega prática e útil para a sociedade. É uma baita oportunidade!"