Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Escola Judicial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Escola Judicial

Publicada em: 25/05/2021 15:50. Atualizada em: 25/05/2021 15:50.

AMB abre edital de seleção de artigos sobre a participação feminina no Judiciário

Visualizações: 39
Início da galeria de imagens.
Interessados têm até 30 de junho para enviar as publicações, que serão compiladas em um e-book
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Com o intuito de fortalecer a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário, prevista na Resolução nº 255/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a AMB Mulheres lança nesta segunda-feira (24) um edital para selecionar artigos que versam sobre a presença feminina no Sistema de Justiça brasileiro. As publicações serão compiladas em um e-book, que deverá ser lançado no segundo semestre.

Os artigos poderão ser enviados até 30 de junho e não necessitam ser inéditos, podendo haver dois coautores, com titulação mínima de especialista. Antes de submeter as colaborações, os articulistas deverão atentar às normas técnicas, como número mínimo e máximo de páginas, formatação e revisão – ficando tais itens sob responsabilidade dos magistrados interessados, conforme descrito no edital.

Leia a íntegra do editalAbre em nova aba

A magistrada Luciane Cardoso Barzotto, membro da AMB Mulheres e responsável pela minuta do edital, contou que a ideia da publicação ficou reforçada após participar da 15ª Conferência da Associação Internacional de Mulheres Juízas, em maio. “Neste evento, pudemos presenciar os esforços de diversos países no sentido de garantir maior efetividade à participação de mulheres no âmbito do Judiciário, revelando a liderança das juízas em práticas inovadoras em benefício de toda a sociedade, bem como sublinhando a necessidade de dar visibilidade a tais ações”, explicou.

Foi então que as representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros fizeram a conexão entre as necessidades expostas na Conferência e o trabalho realizado pela AMB Mulheres, dirigido pela magistrada Domitila Manssur. “Considerando que nosso objetivo é divulgar a atividade e participação crescente das profissionais do sexo feminino no âmbito do judiciário nacional, surgiu a ideia de publicarmos um e-book com trabalhos científicos sobre o tema da Resolução nº 255 do CNJ, juntamente com atos normativos e ações concretas que divulguem as boas práticas nesta área”, finalizou.

Comitê de seleção

A presidente da AMB, Renata Gil, irá designar o comitê responsável pela aceitação dos trabalhos enviados. Os selecionados serão conhecidos em 15 de julho e terão até o dia 20 do mesmo mês para realizar os ajustes finais e enviar os artigos novamente.

O lançamento do e-book será em 26 de agosto, Dia Internacional da Igualdade Feminina, e deverá contar com uma solenidade que divulgará as melhores práticas dos quase 100 tribunais do Brasil. Além da questão científica, a publicação contará também com uma parte prática, consistente no relato de atuação da AMB Mulheres em prol do tratamento isonômico feminino nas instituições judiciárias.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Júlia Rodrigues (ASCOM/AMB)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias