Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Escola Judicial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Escola Judicial

Publicada em: 12/02/2008 00:00. Atualizada em: 12/02/2008 00:00.

Inicia o 4º Curso de Formação Inicial da Enamat

Visualizações: 552
Início do corpo da notícia.

   O Juiz Flavio Sirangelo, Diretor da Escola Judicial - RS, representou, ontem (11/02), o TRT da 4ª Região na abertura do 4º Curso de Formação Inicial da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). A cerimônia contou com a presença de ministros do TST e autoridades do Poder Judiciário.  O tema da aula inaugural foi o "Princípio da igualdade e direito a não ser discriminado nas relações de trabalho", ministrada pelo juiz espanhol D. José Fernando Lousada Arochena, do Tribunal Superior de Justicia de Galicia, Espanha, país com o qual a Enamat tem acordo de cooperação científica por meio da Agência espanhola de Cooperação Internacional. O curso terá duração de quatro semanas - 11 de fevereiro a 7 de março.

   Os cursos de formação inicial da Enamat são destinados a juízes do Trabalho substitutos aprovados recentemente em concursos públicos para ingresso na carreira da magistratura. A nova turma é composta por 45 juízes provenientes de seis Regiões trabalhistas; 4ª Região (RS), 5ª Região (BA), 6ª Região (PE), 8ª Região (PA/AP), 15ª Região (Campinas) e 18ª Região (GO). O treinamento integra o processo de aquisição da vitaliciedade do cargo de magistrado, e tem por objetivo proporcionar aos novos juízes formação específica para a atividade judicante.

   O programa oferece disciplinas que não fazem parte do currículo dos cursos de graduação ou pós-graduação em Direito, porém são essenciais para o exercício da profissão, como técnicas de conciliação judicial e administração judiciária, lógica da decisão judicial e linguagem jurídica, comunicação e psicologia. Inclui ainda o acompanhamento de sessões de julgamento do TST, do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e visitas a órgãos e entidades sediados em Brasília.

   Após a conclusão do módulo nacional, os juízes retornam a seus TRTs de origem para fazer o módulo regional, aprovado pela Enamat. Ali adquirirão conhecimento mais aprofundado da realidade do local onde vão atuar, para em seguida serem designados para as Varas do Trabalho das suas Regiões.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Enamat
Tags que marcam a notícia:
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias