Roda de conversa e aula com historiadora argentina: eventos no Plenário encerrarão o Mês da Mulher no TRT-RS. Inscrições abertas!
No próximo dia 27 de março, o TRT-RS promove dois grandes eventos para marcar o encerramento da programação especial do Mês da Mulher.
Organizadas pela Escola Judicial (EJud-4), as atividades ocorrerão no Plenário Milton Varela Dutra.
Inscrições abertas até 20 de março, neste link.Abre em nova aba
As iniciativas buscam fomentar uma reflexão crítica sobre como as desigualdades de gênero, raça, classe, idade e identidade de gênero impactam o acesso a direitos e a atuação das instituições de Justiça, especialmente diante das estruturas sociais da América Latina.
Programação da Manhã: Roda de Conversa
Das 9h às 12h, a roda de conversa "Vivências, Pluralidade e Lutas Feministas" abordará temas como feminismos latino-americanos, desigualdades estruturais, democracia e direitos humanos.
O debate contará com a participação de um corpo docente composto por:
- Alê Teixeira Primo (professora universitária);
- Bárbara Ferrito (juíza do TRT-RJ);
- Beatriz Renck (desembargadora do TRT-RS);
- Maria Aglaé Tedesco (desembargadora do TJRJ);
- Patrícia Maeda (juíza do TRT-15);
- Vânia Terezinha Oliveira Soutinho (servidora do TRT-RS).
Programação da Tarde: Aula Inaugural da EJud-4
A partir das 14h30, a historiadora argentina Dora Barrancos ministrará a aula inaugural com o tema "Mulheres e Democracia na América Latina". A palestra focará nas lutas feministas no contexto regional e será seguida por um debate com o público às 16h.
A mesa será mediada pela juíza Lúcia Rodrigues de Mattos e contará com a participação da debatedora e juíza Valdete Souto Severo, ambas do TRT-RS.
Acessibilidade
Recursos de acessibilidade serão disponibilizados conforme as necessidades indicadas pelos participantes no momento da inscrição.
O evento conta com o apoio do Comitê Gestor de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS.
Diárias
Há previsão de pagamento de diárias para até 15 magistrados(as) e 15 servidores(as) do TRT-RS lotados no interior do Estado, que realizarem inscrição até as 12h do dia 20/03, nas duas atividades programadas para o dia 27 de março (Roda de Conversa e Aula Inaugural).
Se houver disponibilidade orçamentária, o número de diárias poderá ser ampliado.
Caso o número de magistrados(as) e servidores(as) interessados(as) que atendam aos requisitos seja superior à quantidade de diárias disponíveis, será realizado sorteio às 15h do dia 20 de março, na sede da EJud-4.
Para servidores(as), a participação com pagamento de diárias será limitada a um servidor ou servidora por Vara do Trabalho. No caso de sorteio de vagas, se for sorteado mais de um integrante da mesma VT, será contemplado o primeiro sorteado, até que diferentes VTs estejam representadas.
Atenção: somente terão direito ao pagamento de diárias os(as) interessados(as) que estiverem inscritos(as) e registrarem frequência em ambas as atividades.
Serviço:
Data: 27 de março de 2026.
Local: Plenário Milton Varela Dutra (Av. Praia de Belas, 1.100, Porto Alegre/RS).
Inscrição: Até 20 de março, neste link.Abre em nova aba

