Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Escola Judicial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Escola Judicial

Publicada em: 15/06/2022 22:16. Atualizada em: 15/06/2022 22:27.

Os 80 anos da Justiça do Trabalho são tema da edição especial da Revista do TRT2 (SP)

Visualizações: 43
Início da galeria de imagens.
Edição especial traz o tema “Justiça do Trabalho no Brasil - 80 anos: reflexões e perspectivas"
Edição especial traz o tema “Justiça do Trabalho no Brasil - 80 anos: reflexões e perspectivas"
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Encerrando as comemorações dos 80 anos da Justiça do Trabalho, a 27ª edição da Revista do Tribunal do Trabalho da 2ª Região (janeiro/junho 2022), disponível aquiAbre em nova aba, traz o tema “Justiça do Trabalho no Brasil - 80 anos: reflexões e perspectivas”. Os artigos e registros enviados por magistrados, servidores e advogados abordam o assunto sobre diversas perspectivas.

Entre eles, o texto de autoria da desembargadora aposentada Silvana Abramo Margherito Ariano (TRT-2) examina, por meio de um recorte histórico, a situação atual do direito do trabalho e da Justiça do Trabalho no país. Já o artigo das juízas Flávia Moreira Guimarães Pessoa (TRT-20) e Noemia Porto (TRT-10) traz uma análise da equidade de gênero no ambiente de trabalho.

Há ainda trabalhos que exploram o papel desempenhado pelo direito trabalhista em diversos momentos da história brasileira; a evolução legislativa e constitucional acerca da competência da Justiça do Trabalho; oportunidades e desafios de utilização de novas tecnologias, em especial a inteligência artificial; entre outros.

A Revista apresenta, também, um encarte contendo uma linha do tempo, na qual são realçados acontecimentos importantes para a Justiça do Trabalho e para a 2ª Região. Outros destaques são os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Memória do TRT-2 e pela Coordenadoria de Gestão Documental, que contribuíram com artigos relacionados à preservação da memória institucional.

Também participam dessa edição especial as desembargadoras e desembargadores do TRT-2 Tania Bizarro Quirino de Morais, Ivani Contini Bramante e Paulo Eduardo Vieira de Oliveira; as juízas e juízes do trabalho Christina de Almeida Pedreira (TRT-2), Bráulio Gabriel Gusmão (TRT-9), Frederico Monacci Cerutti (TRT-2) e Raphael Jacob Brolio (TRT-2); o advogado e professor Otavio Pinto e Silva; e os servidores Belmiro Thiers Tsuda Fleming, Christiane Samira Dias Teixeira Zboril, Lucas Lopes de Moraes e Eduardo dos Santos Rocha.

Todos os artigos da revista foram indexados na ferramenta de depósito digital do tribunal, a Basis TRT-2Abre em nova aba. Isso facilita a pesquisa por palavras-chave, além de aumentar sua visibilidade em motores de busca na internet.

A publicação, de periodicidade semestral, está disponível no portal do TRT, em Jurisprudência / Publicações / Revista do TribunalAbre em nova aba, e no app da Revista do TRT-2 no Google Play e na App Store.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: TRT2
Tags que marcam a notícia:
Publicações
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias