Projeto de Regionalização da Ejud-4 faz visita ao Foro Trabalhista de Caxias do Sul
Na última quinta-feira (24/4), a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Ejud-4) esteve no Foro Trabalhista de Caxias do Sul como parte do seu Projeto de Regionalização. A visita teve duração de duas horas e contou com a presença do diretor da Ejud-4, desembargador Fabiano Holz Beserra, além de servidoras e servidores da Escola e da Justiça do Trabalho local.
Objetivos
O Projeto de Regionalização tem como objetivo aproximar a Ejud-4 das unidades do interior, apresentando seus cursos, eventos e diretrizes pedagógicas. Além de divulgar o processo de aprendizagem institucional, a iniciativa busca esclarecer temas como o adicional de qualificação e programas de capacitação gerencial, além de estimular a participação dos (as)servidores(as) nas atividades formativas.
Durante a visita, foi promovido um diálogo com os(as) servidores(as) sobre os principais desafios da unidade que podem ser enfrentados por meio da capacitação. Também foram abordados temas como o uso do sistema SisEjud e sanadas dúvidas referentes ao adicional de qualificação.
A iniciativa visa, ainda, identificar demandas específicas de capacitação em cada localidade, que poderão ser incorporadas à programação da Ejud-4 para o próximo ano.
Benefícios esperados
Entre os principais benefícios das visitas promovidas pela Ejud-4 estão:
- Ampliar o alcance da capacitação para unidades do interior do Estado;
- Interagir de forma direta e personalizada com os servidores;
- Identificar necessidades específicas;
- Fortalecer a integração e a coesão entre a Escola Judicial e as unidades do interior;
- Aumentar a compreensão sobre o impacto positivo que a capacitação tem sobre os processos de trabalho.
O desembargador Fabiano Holz Beserra destaca que o Projeto amplia o acesso à informação e às oportunidades de capacitação, superando barreiras geográficas. Além disso, propicia às unidades e seus profissionais ter suas necessidades específicas ouvidas diretamente, contribuindo, em última instância, para a melhoria da prestação dos serviços da Justiça do Trabalho à população.
O Projeto de Regionalização da Ejud-4 seguirá em desenvolvimento até o final de 2025. Uma nova visita a outra unidade está prevista para o segundo semestre deste ano.