TRT-RS inicia capacitação de juízes e assistentes para uso da ferramenta Galileu
A Justiça do Trabalho gaúcha iniciou, nesta sexta-feira (21/3), a capacitação de juízes e assistentes para uso do Galileu. A ferramenta utiliza Inteligência Artificial para reduzir o volume de tarefas burocráticas e auxiliar na elaboração de minutas de sentenças.
O primeiro treinamento, no formato presencial, contou com a participação de 44 pessoas, entre magistrados e servidores. Após receber a capacitação, eles passam a ter acesso ao sistema.
O curso foi ministrado pelo juiz auxiliar da Presidência do TRT-RS, Rodrigo Trindade de Souza, e pelo assistente da Secretaria de Inteligência Judiciária Marcelo Silva de Souza. A abertura do treinamento também contou com a presença do diretor da Escola Judicial, desembargador Fabiano Holz Beserra.
“A capacitação não serve apenas para entender como funciona o Galileu, mas também para mostrar como fazer sua integração com o Pangea, que fornece subsídios para a ferramenta”, observou o juiz Rodrigo Trindade.
Próximo treinamento
A próxima capacitação ocorrerá no formato on-line, e está com inscrições abertas para juízes e assistentes até o dia 26 de março. Acesse este link para fazer sua inscriçãoAbre em nova aba. O treinamento será realizado no dia 28 de março (6ª-feira), das 10h às 12h30.
Lançamento
O Galileu foi lançado oficialmente pelo TRT-RS na manhã desta sexta-feiraAbre em nova aba. Antes disso, ele passou por duas fases piloto, quando foi utilizado e aprovado por 13 juízes do primeiro grau. Os resultados confirmaram que a ferramenta oferece rapidez na confecção do relatório e na construção da fundamentação.