Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo Escola Judicial

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Escola Judicial

Publicada em: 08/09/2020 00:00. Atualizada em: 08/09/2020 00:00.

Evento da Ejud4: Roda de Conversa On-line Branquitude e Raça (Transmissão On-Line)

Visualizações: 36
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

 

texto

RODA DE CONVERSA ON-LINE: BRANQUITUDE E PODER JUDICIÁRIO

Não é necessária inscrição prévia

Data: 11/09/2020 (6ª-feira)

Horário: 16h às 18h

Local: Canal da Ejud4 no YouTubeAbre em nova aba (Escola Judicial TRT4 - Núcleo de EaD)

Modalidade: EaD - Transmissão On-line.

Ementa: A ideia de raça, enquanto categoria sociológica, é fundamental para compreendermos as diferentes experiências da vida social, especialmente em países como o Brasil, marcados por uma grande desigualdade social. A maioria dos sujeitos da raça branca se sensibiliza com o sofrimento de pessoas negras vitimadas, inclusive, pela violência estatal, mas tem dificuldades de perceber como podem contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária em seu cotidiano. Esta roda de conversa pretende trazer reflexões que auxiliem na compreensão das relações raciais a partir da ideia de branquitude e dos significados atribuídos à raça branca no contexto brasileiro. Tendo como base os estudos críticos da branquitude dentro da psicologia social e das ciências humanas, busca-se analisar elementos que contribuem para a reprodução do racismo na estrutura social e dentro do Poder Judiciário, estimulando práticas para o estabelecimento de uma cultura antirracista.   

Debatedoras:

- Lia Vainer Schucman, Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora de Psicologia e Relações étnico-raciais. Autora dos livros “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo” (Veneta 2020) e Famílias Interraciais - Tensões entre Cor e Amor (EDUFBA, 2018).

- Gabriela Lenz de Lacerda, Juíza do TRT4 e Coordenadora do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT4.

Carga Horária: 2 horas-aula

Público-alvo:

A) Magistrados e servidores do TRT4.

B) Magistrados e servidores de outros TRTs.

C) Público externo.

Nº de vagas/participantes: Não há limite de participantes. Após o encerramento da transmissão, a gravação ficará disponível no canal do YouTube da Escola Judicial.

Como acessar: Diretamente no canal da Ejud4 no YouTube (Escola Judicial TRT4 - Núcleo de EaD), na data e horário indicados, e clicar na transmissão.

IMPORTANTE: Para registro da participação, é indispensável o preenchimento de formulário Google, cujo link ficará disponível somente durante a transmissão.  

Avaliação e certificação:

* Magistrados e servidores do TRT4: Após a conclusão da atividade, a Ejud4 enviará e-mail aos participantes que tenham preenchido o formulário de frequência, com o link para a realização da avaliação de aprendizagem (Registros Reflexivos), visando à certificação da carga horária. 

* Magistrados e servidores de outros TRTs:  Após a conclusão da atividade, a Ejud4 enviará a relação de participantes que tenham preenchido o formulário de frequência às respectivas Escolas Judiciais, as quais poderão certificar a atividade, caso entendam conveniente.

* Público externo: Não haverá certificação.

Adicional de Qualificação (para servidores): Válido para todos os cargos do TRT4.

OBSERVAÇÕES (EM RELAÇÃO AOS SERVIDORES):

1. Lembre-se de comunicar a inscrição no curso à sua chefia imediata.

2. Nos termos do disposto no § 2º do art.6º da Resolução 159/2015 do CSJT, não poderão participar de ações de capacitação os servidores em gozo de férias, ou usufruindo as licenças previstas nos incisos I a VII do artigo 81, detalhadas nos artigos 83, 84, 85, 86, 87, 91 e 92, os afastamentos previstos nos artigos 93, 94, 95, 96-A, assim como as licenças dispostas nos artigos 202, 207, 208, 210 e 211, todos da Lei nº 8.112/90.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Ejud4
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias