Reunião marca início do planejamento do Projeto Pescar de 2024
Representantes das instituições e entidades que formam a Comunidade Jurídico-Trabalhista do Projeto Pescar se reuniram nesta segunda-feira (7/8), no Salão Nobre do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS).
Veja mais fotosAbre em nova aba.
Na ocasião, foi garantida a continuidade do projeto para o ano de 2024, com turmas no TRT-4 e na Escola Superior da Advocacia (ESA). Os participantes conversaram sobre o orçamento do projeto e alguns desafios para o próximo ano, como ampliar a divulgação para potencializar a empregabilidade dos jovens.
A Comunidade Jurídico-Trabalhista do Projeto Pescar oferece formação de “Iniciação Profissional em Serviços Administrativos” a jovens entre 16 e 19 anos de idade. O objetivo é que eles ingressem no mercado de trabalho de forma segura e apropriada, com a ampliação de oportunidades e a superação de situações de vulnerabilidade social.
Com 800 horas de carga horária, o conteúdo do curso contempla desenvolvimento pessoal, cidadania e conhecimentos específicos relacionados à atividade judiciária. As vagas são oferecidas a jovens com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Desde 2017, já foram formados 145 alunos.
A iniciativa é uma parceria da Fundação Projeto Pescar com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a Escola Superior de Advocacia (ESA), a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS) e a Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul (SRT/RS). Também contribuem para as atividades a Satergs e a Agetra. As entidades se dividem no atendimento às necessidades de espaço físico, indicação de voluntários, contratação de educadores, alimentação, entre outras.
A reunião desta segunda-feira teve as seguintes presenças:
- Des. Francisco Rossal de Araújo, presidente do TRT-4
- Desa. aposentada Beatriz Brum Goldschmidt, vice-presidente voluntária da Fundação Projeto Pescar
- Desa. Rejane Souza Pedra, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho
- Juíza Carolina Hostyn Gralha, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho
- Procuradora do Trabalho Marlise Souza Fontoura
- Gustavo Juchem, secretário-geral da OAB/RS
- Maria Helena Camargo Dornelles, corregedora-geral da OAB/RS
- Paula Grill, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul
- Renata Gabert de Souza, representando a Agetra
- Ana Carolina Petrucci, secretária-geral da Satergs
- Janaína Silvestre, assistente executiva da Associação dos Escritórios Jurídicos de Direito Empresarial
- Denise Brambilla González, auditora-fiscal do Trabalho
- Silvia Regina dos Santos, gerente do Programa Social Pescar
- Niura dos Santos Machado, coordenadora do Programa Social Pescar
- Valéria Neutzling, educadora social da turma do Projeto Pescar na ESA-RS
- André Cintra, educador social da turma do Projeto Pescar no TRT-4
- Adolfo Marques Pereira, secretário-geral da Presidência do TRT-4
- Rejane Carvalho Donis, diretora-geral do TRT-4
- Anita Cristina de Jesus, chefe da Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRT-4