Task: Realizar o Planejamento Detalhado do Projeto
Complementar o Plano do Projeto a partir da lista de requisitos identificados (backlog)
Purpose
Formalizar e acordar o projeto com os envolvidos
Relationships
Steps
Preencher o escopo do projeto

Complementar o Escopo do Projeto com a lista de requisitos do produto, premissas e restrições.

A lista de requisitos do produto deve ser informada na Aba Dados - Descrição, enquanto que as premissas e restrições devem ser informadas na aba Itens.


Premissas: condições necessárias para a execução do projeto que já foram adquiridas ou já existem (por exemplo, o projeto utilizará um módulo já existente sem a necessidade de desenvolvimento).

Restrições: situações que o projeto não irá resolver ou não atenderá (por exemplo, o que o projeto não vai fazer).


Planejar Recursos Humanos

Revisar as partes interessadas e participantes da Equipe anteriormente identificados, atualizando o projeto.

Para os profissionais pertencentes à Equipe, deve-se também relacionar quais exercerão papéis de Gerente de Projetos e Analista de Sistemas.

Estimativa de Complexidade da Estória

Apesar de estimadas inicialmente na etapa de Definir o Escopo do Produto, o Backlog do Produto deve ter a sua complexidade estimada novamente. Participam desta tarefa a Equipe (Analista de Sistemas e programadores integrantes do projeto). Cada estória identificada deve possuir um grau de complexidade.

A estimativa para cada estória é obtida em uma reunião com a Equipe (Analista de Sistemas e demais integrantes) com base no Backlog do Produto.

Os participantes oferecem as sugestões de complexidade para cada estória analisada. As divergências são resolvidas pelo Analista de Sistemas.

Os resultados obtidos serão cadastrados no TraceGP utilizando-se o Guia para atribuir a estimativa de complexidade no Trace GP.


Definir Processo e Ciclo de Vida do Projeto

Definir se o projeto seguirá o processo e o ciclo de vida padrão de desenvolvimento de software do Tribunal.

Caso o projeto não siga o processo ou o ciclo de vida padrão, é necessário informar quais as adaptações serão aplicadas.

Caso seja seguido o ciclo de vida padrão, é necessário também  informar o número de sprints estimado para o projeto.

A definição do processo e do ciclo de vida deve ser cadastrada conforme o guia Como realizar o planejamento detalhado no Trace GP.

Ajustar o cronograma

Com o entendimento completo acerca do projeto, o cronograma deve ser construído, baseado na quantidade de sprints estabelecidas.

Para cada sprint, deve-se estimar as entregas de forma a obter uma visão gerencial do projeto, nomeando cada ciclo de sprint com um título que sugere a ordem de entrega dos produtos a serem implementados.

Obs.: em cada ciclo de sprint o cronogorama será renomeado com um título descrevendo as entregas priorizadas para aquele ciclo.

Planejar Custos

Caso o projeto possua custos com contratação, aquisição ou outro recurso material, esses devem ser identificados e registrados no projeto.

Cada recurso necessário deve estar associado a um custo, que é registrado conforme o guia Como realizar o planejamento detalhado no Trace GP no subitem Planejar Custos.

Planejar Riscos

Os riscos do projeto devem ser identificados e registrados.

Não há necessidade de participação de TODOS os integrantes da Equipe bem como é permitida a participação de outros profissionais não envolvidos no projeto, a fim de auxiliar a identificação dos riscos.

O Gerente de Projetos deve reunir a Equipe e discutir sobre os possíveis riscos ao projeto. Para facilitar a identificação dos mesmos, deve-se utilizar a Checklist de Riscos do Projeto.

Os riscos identificados devem ser cadastrados no TraceGP seguindo Como realizar o planejamento detalhado no Trace GP, no subitem Planejar Riscos.

Para auxiliar a identificação dos riscos pode-se utilizar a Checklist de Riscos.

Planejar Comunicação

Estabelecer quais documentos serão utilizados na comunicação com os integrantes do projeto, bem como a frequência de envio.

Na definição do Plano de Comunicação, devem ser definidos os seguintes documentos:
- Plano de Projeto (no evento: Solicitação de aprovação de escopo)
- Relatório de Status do Projeto

No decorrer do Projeto, devem ser armazenados explicitamente os seguintes documentos pelo GP:
- Aprovação da Ata de Reunião de Kick-off (Escopo | Documentos)
- Aprovação do Backlog do Produto pelo Product Owner (Escopo | Documentos)
- Priorização do Backlog do Produto pelo Product Owner  (Escopo | Documentos)
- Homologação do Projeto pelo Product Owner (Comunicação | Documentos)
- Divulgação da implantação ao solicitante e Product Owner  (Comunicação | Documentos) 

Na execução de cada uma das sprints:
- Aprovação do backlog da Sprint (Escopo | Documentos) (nome: Nº Sprint + Acordo de requisitos com PO.)
- Quadro Kanban na reunião semanal (Escopo | Documentos)
- Comunicação ao Product Owner da liberação para homologação (Escopo | Documentos)

A critério do Gerente do Projeto, novos documentos poderão ser acrescentados.

Planejar os Dados do Projeto

Os artefatos gerados pelo projeto são cadastrados diretamente em formulários da ferramenta TraceGP.

Documentos externos, como emails, aceites, aprovações, ata de kickoff do projeto serão armazenados no respositório do TraceGP, na aba Escopo - Documentos.

Se for necessário um detalhamento maior da Demandas no Trace GP (registrado no campo descrição), os documentos produzidos serão armazenados na própria Demanda, na Aba Documentos (não utilizar hiperlinks, armazenar dentro do TraceGP).

Fontes dos programas produzidos pelo projeto são armazenados na ferramenta SVN. Cada Equipe possui uma autenticação própria no SVN, de acordo com a sua área.

Todos os usuários do Tribunal possuem acesso de leitura sobre os projetos cadastrados no TraceGP. Apenas o Gerente de Projetos do projeto poderá realizar alterações.

Os membros da Equipe do projeto podem apontar andamento de atividades sob suas responsabilidades, na Aba Minha Visão - Pendências e podem alterar as Demandas no Trace GP, quando essas estiverem sob sua responsabilidade.

A atribuição de responsabilidades e alterações no projeto será realizada pelo Gerente de Projetos.

Definir os Marcos do Projeto
Etapa onde são identificadas as os momentos importantes do projeto onde é deve-se fazer uma avaliação do progresso bem como identificar possíveis problemas.
Estimar Esforço do Projeto

Estimar, utilizando como unidade hora / profissional, o esforço necessário para a execução de todo o projeto.

A seguinte regra deve ser utilizada:

  • Esforço da Sprint: quantidade de dias úteis da sprint * quantidade de profissioais alocados naquela sprint, considerando se a alocação é parcial ou total. Neste cálculo estão incluídas atividades gerenciais, durante o ciclo de desenvolvimento da sprint, como por exemplo Realizar a reunião semanal com a Equipe e Realizar a Retrospectiva com a Equipe.
  • Esforço de Desenvolvimento: Soma do esforço estimado de cada Sprint;
  • Esforço de Gerência: o esforço de gerenciamento do projeto, que será executado fora dos ciclos de sprints, deve ser calculado conforme o tamanho da equipe e quantidade de sprints:
         -> para uma equipe total de até 5 profissionais (incluindo o gerente), o esforço de gerência é calculado em 7 horas para cada ciclo de sprint +  7 horas para a fase de implantação.
         -> para uma equipe acima  de  5  profissionais (incluindo o gerente), o esforço de gerência é calculado em 10 horas para cada ciclo de sprint  +  10 horas para a fase de implantação.

  • Esforço do Projeto: Esforço de Desenvolvimento + Esforço de Gerência

A fórmula descrita acima foi elaborado pela área de desenvolvimento de sistemas do Tribunal e tomou com base a experiência adquirida em projetos anteriores.

O Esforço do Projeto deve ser registrado ao projeto.

Gerar a versão completa do Plano de Projeto
Compilar os dados do projeto em um documento chamado Plano do Projeto e encaminhá-lo para aprovação.
Avaliar a Viabilidade do Projeto

A avaliação da viabilidade do projeto será realizada pelo Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, durante a aprovação do escopo do projeto. Antes dessa aprovação o Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas deverá avaliar a todas as informações do planejamento, verificando a viabilidade.

Essa aprovação será realizada simultaneamente com a aprovação do Plano do Projeto, onde participam TODOS os envolvidos no projeto.

TODOS envolvidos no projeto deverão ser incluídos como Aprovadores.

Caso algum profissional envolvido ao projeto não tenha condições de utilizar o TraceGP, é necessário gerar um arquivo PDF do Plano do Projeto, enviar por email ao interessado e registrar o envio do email na área de documentos (menu Projeto - Documentos).

Caso seja reprovado, serão informados, no momento da reprovação, os motivos e os itens a serem ajustados no planejamento. Nesse caso, será requerida uma nova aprovação de viabilidade e do plano do projeto, a todos os envolvidos.

Aprovar o Plano do Projeto

Obter a aprovação do  Plano do Projeto por TODOS envolvidos no projeto.


TODOS envolvidos no projeto deverão ser incluídos como Aprovadores.

Caso algum profissional envolvido ao projeto não tenha condições de utilizar o TraceGP, é necessário gerar um arquivo PDF do Plano do Projeto, enviar por email ao interessado e registrar o envio do email na área de documentos (menu Projeto - Documentos).

Caso seja reprovado, serão informados, no momento da reprovação, os motivos e os itens a serem ajustados no planejamento. Nesse caso, será requerida uma nova aprovação de viabilidade e do plano do projeto, a todos os envolvidos.

Essa aprovação será realizada simultaneamente com a aprovação da viabilidade do projeto.

Key Considerations

Considerações importantes: o escopo aqui definido deve ser submetido para aprovação dos envolvidos no projeto

Critérios de Saída: aprovação do Plano do Projeto pelos aprovadores de escopo

More Information