Preencher o escopo do projeto
Complementar o Escopo do Projeto com a lista de requisitos do produto, premissas e restrições.
A lista de requisitos do produto deve ser informada na Aba Dados - Descrição, enquanto que as
premissas e restrições devem ser informadas na aba Itens.
Premissas: condições necessárias para a execução do projeto que já foram adquiridas ou já existem (por exemplo, o
projeto utilizará um módulo já existente sem a necessidade de desenvolvimento).
Restrições: situações que o projeto não irá resolver ou não atenderá (por exemplo, o que o projeto não vai fazer).
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Planejar Recursos Humanos
Estimativa de Complexidade da Estória
Definir Processo e Ciclo de Vida do Projeto
Definir se o projeto seguirá o processo e o ciclo de vida padrão de desenvolvimento de software do Tribunal.
Caso o projeto não siga o processo ou o ciclo de vida padrão, é necessário informar quais as adaptações serão
aplicadas.
Caso seja seguido o ciclo de vida padrão, é necessário também informar o número de sprints estimado para o
projeto.
A definição do processo e do ciclo de vida deve ser cadastrada conforme o guia Como realizar o planejamento detalhado no Trace GP.
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Ajustar o cronograma
Com o entendimento completo acerca do projeto, o cronograma deve ser construído, baseado na quantidade de sprints
estabelecidas.
Para cada sprint, deve-se estimar as entregas de forma a obter uma visão gerencial do projeto, nomeando cada ciclo de
sprint com um título que sugere a ordem de entrega dos produtos a serem implementados.
Obs.: em cada ciclo de sprint o cronogorama será renomeado com um título descrevendo as entregas priorizadas para
aquele ciclo.
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Planejar Custos
Caso o projeto possua custos com contratação, aquisição ou outro recurso material, esses devem ser
identificados e registrados no projeto.
Cada recurso necessário deve estar associado a um custo, que é registrado conforme o guia Como realizar o planejamento detalhado no Trace GP no subitem Planejar Custos.
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Planejar Riscos
Planejar Comunicação
Estabelecer quais documentos serão utilizados na comunicação com os integrantes do projeto, bem como a frequência de
envio.
Na definição do Plano de Comunicação, devem ser
definidos os seguintes documentos:
- Plano de Projeto (no evento: Solicitação de aprovação de escopo)
- Relatório de Status do Projeto
No decorrer do Projeto, devem ser armazenados explicitamente os seguintes documentos pelo GP:
- Aprovação da Ata de Reunião de Kick-off (Escopo | Documentos)
- Aprovação do Backlog do Produto pelo Product Owner (Escopo | Documentos)
- Priorização do Backlog do Produto pelo Product Owner (Escopo | Documentos)
- Homologação do Projeto pelo Product Owner (Comunicação | Documentos)
- Divulgação da implantação ao solicitante e Product Owner (Comunicação | Documentos)
Na execução de cada uma das sprints:
- Aprovação do backlog da Sprint (Escopo | Documentos) (nome: Nº Sprint + Acordo de requisitos com PO.)
- Quadro Kanban na reunião semanal (Escopo | Documentos)
- Comunicação ao Product Owner da liberação para homologação (Escopo | Documentos)
A critério do Gerente do Projeto, novos documentos poderão ser acrescentados.
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Planejar os Dados do Projeto
Os artefatos gerados pelo projeto são cadastrados diretamente em formulários da ferramenta TraceGP.
Documentos externos, como emails, aceites, aprovações, ata de kickoff do projeto serão armazenados no respositório do
TraceGP, na aba Escopo - Documentos.
Se for necessário um detalhamento maior da Demandas no Trace GP (registrado no campo descrição), os documentos produzidos
serão armazenados na própria Demanda, na Aba Documentos (não utilizar hiperlinks, armazenar dentro do TraceGP).
Fontes dos programas produzidos pelo projeto são armazenados na ferramenta SVN. Cada Equipe possui uma
autenticação própria no SVN, de acordo com a sua área.
Todos os usuários do Tribunal possuem acesso de leitura sobre os projetos cadastrados no TraceGP. Apenas o
Gerente de Projetos do projeto poderá realizar alterações.
Os membros da Equipe do projeto podem apontar andamento de atividades sob suas
responsabilidades, na Aba Minha Visão - Pendências e podem alterar as Demandas no Trace GP, quando essas estiverem sob sua responsabilidade.
A atribuição de responsabilidades e alterações no projeto será realizada pelo Gerente de Projetos.
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Definir os Marcos do Projeto
Etapa onde são identificadas as os momentos importantes do projeto onde é deve-se fazer uma avaliação do progresso bem
como identificar possíveis problemas. |
Estimar Esforço do Projeto
Estimar, utilizando como unidade hora / profissional, o esforço necessário para a execução de todo o projeto.
A seguinte regra deve ser utilizada:
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Esforço da Sprint: quantidade de dias úteis da sprint * quantidade de profissioais alocados naquela sprint,
considerando se a alocação é parcial ou total. Neste cálculo estão incluídas atividades gerenciais, durante o ciclo
de desenvolvimento da sprint, como por exemplo Realizar a reunião semanal com a Equipe e Realizar a Retrospectiva com a Equipe.
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Esforço de Desenvolvimento: Soma do esforço estimado de cada Sprint;
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Esforço de Gerência: o esforço de gerenciamento do projeto, que será executado fora dos ciclos de sprints, deve
ser calculado conforme o tamanho da equipe e quantidade de sprints:
-> para uma equipe total de até 5 profissionais (incluindo o gerente), o esforço de
gerência é calculado em 7 horas para cada ciclo de sprint + 7 horas para a fase de
implantação.
-> para uma equipe acima de 5 profissionais (incluindo o
gerente), o esforço de gerência é calculado em 10 horas para cada ciclo de sprint + 10
horas para a fase de implantação.
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Esforço do Projeto: Esforço de Desenvolvimento + Esforço de Gerência
A fórmula descrita acima foi elaborado pela área de desenvolvimento de sistemas do Tribunal e tomou com base a
experiência adquirida em projetos anteriores.
O Esforço do Projeto deve ser registrado ao projeto.
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Gerar a versão completa do Plano de Projeto
Compilar os dados do projeto em um documento chamado Plano do Projeto e encaminhá-lo para aprovação. |
Avaliar a Viabilidade do Projeto
A avaliação da viabilidade do projeto será realizada pelo Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, durante a aprovação do escopo do projeto. Antes dessa aprovação o Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas deverá avaliar a todas as
informações do planejamento, verificando a viabilidade.
Essa aprovação será realizada simultaneamente com a aprovação do Plano do Projeto, onde participam TODOS os envolvidos no projeto.
TODOS envolvidos no projeto deverão ser incluídos como Aprovadores.
Caso algum profissional envolvido ao projeto não tenha condições de utilizar o TraceGP, é
necessário gerar um arquivo PDF do Plano do Projeto, enviar por email ao interessado e registrar o envio do email na
área de documentos (menu Projeto - Documentos).
Caso seja reprovado, serão informados, no momento da reprovação, os motivos e os itens a serem ajustados no
planejamento. Nesse caso, será requerida uma nova aprovação de viabilidade e do plano do projeto, a todos os
envolvidos.
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Aprovar o Plano do Projeto
Obter a aprovação do Plano do Projeto por TODOS envolvidos no projeto.
TODOS envolvidos no projeto deverão ser incluídos como Aprovadores.
Caso algum profissional envolvido ao projeto não tenha condições de utilizar o TraceGP, é
necessário gerar um arquivo PDF do Plano do Projeto, enviar por email ao interessado e registrar o envio do email na
área de documentos (menu Projeto - Documentos).
Caso seja reprovado, serão informados, no momento da reprovação, os motivos e os itens a serem ajustados no
planejamento. Nesse caso, será requerida uma nova aprovação de viabilidade e do plano do projeto, a todos os
envolvidos.
Essa aprovação será realizada simultaneamente com a aprovação da viabilidade do projeto.
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