Introdução
( Fontes: http://www.mountaingoatsoftware.com/topics/user-stories
http://pt.scribd.com/doc/38354834/Escrevendo-Estorias-do-Usuario-Eficazes)
Uma estória de usuário é uma descrição simples e curta de uma
característica contada a partir da perspectiva da pessoa que deseja a nova capacidade, geralmente um usuário ou cliente
do sistema.
Elas normalmente seguem um modelo simples:
As a <type of user>, I want <some goal> so that <some
reason>.
Como <tipo de usuário>, quero <algum objetivo> para
<alguma razão>.
Exemplo:
COMOUsuário de Distribuição
QUEROimportar as informações do processo que estão no PRECAD
PARAnão precisar digitar todos os dados do processo e reaproveitá-los quando da redistribuição
Estórias de usuários são muitas vezes escritas em cartões de índice ou
notas, armazenadas em uma caixa de sapatos, e dispostas em paredes ou tabelas para facilitar o planejamento e
discussão. Assim, a ideia é não escrever detalhes sobre as características, mas discuti-las. Na verdade, essas
discussões são mais importantes do que qualquer texto que está escrito.
Um dos benefícios é que elas podem ser escritas em diferentes níveis de
detalhe. Podemos escrever estórias de usuário que englobam uma grande quantidade de funcionalidades. Essas estórias de
usuário grandes são geralmente conhecidas como épicos. Segue um exemplo de um produto de
backup para computadores desktop:
Como usuário, eu posso fazer backup do meu disco rígido
inteiro.
Como um épico é geralmente muito grande para que uma equipe ágil o
complete em uma iteração, ele é dividido em várias estórias menores antes de ser trabalhado. O épico acima poderia ser
dividido em dezenas ou centenas de estórias ou épicos, incluindo estes dois:
Como um usuário master, eu posso especificar arquivos ou pastas para
backup baseado no tamanho do arquivo, data de criação, e a data de modificação.
Como usuário, eu posso indicar pastas que não devem entrar no backup
para que meu drive de backup não seja preenchido com dados que eu não preciso que sejam salvos.
Quem escreve as estórias de usuários
Qualquer um pode escrever uma estória. É responsabilidade
do POgarantir que exista um backlog do produto, composta por estórias de usuário,
mas isso não significa que o PO é aquele que os escreve. Ao longo de um bom projeto ágil, é usual que muitas estórias
tenham sido escritas por membros da
equipe.
Além disso, observe que quem escreve uma estória de usuário é muito
menos importante do que quem está envolvido nas discussões do mesmo.
Quando as estórias são escritas
Estórias são escritas ao longo do projeto. Usualmente, no início do
projeto, é realizado um workshop para a escrita de estórias de usuários. Todos na equipe participam com o objetivo de
criar um backlog do produto que descreva completamente as funcionalidades a serem adicionadas ao longo do projeto ou de
um ciclo de liberação de três a seis meses.
Algumas dessas estórias, sem dúvida, serão épicos. Épicos, mais tarde,
serão decompostos em estórias menores que cabem mais facilmente em uma única iteração. Além disso, novas estórias podem
ser escritas e adicionadas ao backlog do produto a qualquer momento e por qualquer pessoa.
As estórias de usuário e o backlog
Projetos ágeis, especialmente Scrum, usam um product backlog, que é uma
lista priorizada das funcionalidades a serem desenvolvidas em um produto ou serviço. Embora os itens do backlog do
produto possam ser especificados livremente, estórias de usuário surgiram como a melhor e mais popular forma de definir
itens do backlog do produto.
Modelo para registro de estórias de usuários no SDS do
TRT4
O modelos seguinte foi adotado para o registro das estórias de usuários
no desenvolvimento de sistemas da SETIC.
MODELO
ID: <id>
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TÍTULO: <titulo>
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AUTOR: <autor da estória>
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COMO
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<papel>
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EU QUERO
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<fazer alguma coisa>
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PARA
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<objetivo>
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OBSERVAÇÕES
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<observações gerais>
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Onde:
<id>identificador único da estória
<titulo>título curto da estória. Esse título será posteriormente usado no product
backlog;
<autor da estória> agente que relatou a estória.
<papel>papel do sujeito da ação. Por exemplo, usuário interno, usuário da
distribuição, advogado, perito, juiz, etc.
<fazer alguma coisa>ação que o sujeito deseja fazer
<objetivo>motivo pelo qual o sujeito deseja realizar essa ação
<observação>observações gerais da estória, como explicação de algum termo, critérios de
teste, exceções, restrições, etc.
Estas estórias de usuários serão a base para a criação do product
backlog, que será priorizado com o PO e servirá de base para os sprints do projeto.
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