Tool Mentor: Orientação para preenchimento da proposta de projeto
Orientações sobre o preenchimento da Proposta de Projeto
Tool: TraceGP
Relationships
Main Description

Identificação do Projeto:

ID: Fornecido pelo Escritório de Projetos

Nome do Projeto:O nome do projeto é a forma como o projeto é referenciado pelas Partes Interessadas.

Área Solicitante: Lista das áreas corporativas que geraram a solicitação do projeto.

Nome do Solicitante: Identificação do solicitante do projeto. Inclua telefone e email se disponíveis.

Gerente de Projetos: Nome do Gerente de Projetos. Inclua telefone e email.

Antecedentes e Descrição:

Este campo serve para contextualizar o projeto dentro do Planejamento Estratégico da Organização:

-> indicar se o projeto está vinculado a outros projetos colocando este dentro de uma sequência histórica

-> indicar como se enquadra dentro do Planejamento Estratégico da STI. É um projeto considerado prioritário, por quê?

Como utilizar as informações deste campo do formulário:

Todo projeto deve estar atrelado ao Plano Estratégico da Organização ou a alguma prioridade organizacional. Se não for possível encontrar estes vínculos, há uma indicação de que o projeto deveria ser revisto e até mesmo cancelado.

Necessidades:

Este campo descreve o problema que o projeto se propõe a resolver. A importância de se possuir esta descrição é a de ter suporte para a tomada de decisões em relação às mudanças que venham a ocorrer durante a execução do projeto.

No decorrer do projeto novas solicitações são geradas o que acaba por aumentar o escopo do projeto. Para cada nova solicitação é importante avaliá-la de acordo com a visão do problema que o projeto está tendendo:

A solicitação de mudança faz com que o projeto solucione melhor o problema que está tentando resolver?

Da mesma forma, durante as fases do projeto é importante rever se a concepção do problema a ser resolvido não foi alterado.

Objetivos e Benefícios:

Este campo descreve a visão de futuro do projeto, e que objetivos a organização espera obter. O objetivo do projeto deve ser elaborado de forma que possa ser utilizado como

"critério de parada do projeto". Para tanto os objetivos devem ser mensuráveis: um projeto termina tão logo seus objetivos tenham sido alcançados. Se os objetivos não forem mensuráveis, não é possível avaliar o término do projeto. Isto leva a projetos que se estendem indefinidamente.

Entregas:

As entregas descrevem o produto final e os principais produtos intermediários. Pense nesta informação como a forma de se acompanhar o progresso do projeto: o progresso do projeto será controlado através das entregas obtidas e não das atividades executadas.

Duração Estimada:

A estimativa de duração pode vir acompanhada de outras estimativas:

tamanho do produto

qualidade

recursos

Custo Estimado:

Valores do orçamento da STI que são aplicados diretamente no projeto. Caso o projeto faça uso de fornecedores de serviços que não estão discriminados diretamente no orçamento, deve indicar os custos estimados com o pagamento dos serviços. No caso do projeto não possuir valores discriminados diretamente no orçamento indicar: "Não possui valores no orçamento da SETIC".

Previsão de Uso de Recursos:

Indicar o nome dos recursos da STI, da área de negócio (área solicitante) e de fornecedores que serão necessários para o projeto.

Pontos de Atenção:

Durante a elaboração do Termo de Abertura são identificadas restrições, levantadas premissas e considerações. Todas elas devem ser documentas a fim de serem endereçadas durante o Planejamento do Projeto.