1. Criar o Projeto: c
riar o projeto no TraceGP a partir da Proposta de Projeto utilizando o Template do MPS (selecionar
a demanda referente à proposta do projeto, utilizar o botão Criar Entidade (canto superior
direito)).
2. Anexar ata da reunião de kick-off: salvar a
ata da reunião de kick-off (em formato pdf) no TraceGP (Menu Escopo -
Documentos).
3.
Preencher os dados iniciais com as informações já conhecidas sobre o projeto.
Na ferramenta TraceGP, deve-se acessar os seguintes menus:
-
Menu Projeto - Dados do Projeto: dados básicos do projeto. Deve-se informar também nesse campo
qual o processo que será utilizado no projeto, por exemplo: Esse projeto seguirá o processo de desenvolvimento
de software padrão do TRT. Caso haja alguma alteração específica no processo para o projeto, como por
exemplo a utilização de uma fábrica de software, esta deve ser informada.
-
Menu Escopo - Definição de Escopo: informações detalhados acerca do escopo do projeto
-
Menu Escopo - WBS: WBS do projeto (template do MPS já sugere uma wbs padrão)
-
Menu Tempo - Cronograma: cronograma preliminar do projeto (template do MPS já sugere um cronograma
padrão)
-
Menu Recursos humanos - Diretório da Equipe: informar os stakeholders e os recursos do projeto já
identificados (template do MPS já sugere alguns elementos pré-definidos)
4. Ajustar
no Cronograma do Projeto a data de inicial do projeto.
Deve-se atribuir a data de início das tarefas Kick-off do Projeto e Realizar o Planejamento
Preliminar
5.
Designar e iniciar as tarefas da Fase de Planejamento.
No Menu Tempo - Cronograma,
-
Designar, iniciar e concluir a tarefa de kick-off (uma vez que a mesma já foi realizada);
-
Designar e iniciar a tarefa Realizar o Planejamento Preliminar;
6.
Gerar o Plano Preliminar do Projeto no formato PDF e enviar a todos os envolvidos no
projeto
No Menu Comunicação - Área de Documentos,
clicar sobre Plano de Projeto e selecionar a opção Gerar Versão e Enviar Notificação.
Na aba Mensagem, no campo Conteúdo, deve-se informar que este planejamento ainda é preliminar e o cronograma não está
totalmente definido. As seguintes mensagens deve ser inseridas nesse campo:
Este é um plano de projeto preliminar, com base nas informações já conhecidas.
Somente foram planejadas e realizadas as tarefas "Kick-off do Projeto" e "Realizar o Planejamento Preliminar".
A próxima tarefa a ser realizada é "Definir o Escopo do Produto", onde serão definidas as necessidades do produto.
Abaixo o exemplo:
Também é necessário informar os participantes (todos envolvidos no projeto) que receberão o plano de projeto
preliminar. Essa condição é parametrizada na Aba Participantes, conforme exemplo a seguir:
|