Tool Mentor: Passo a passo para criar o projeto preliminar no Trace GP
Orientação de como criar um projeto na ferramenta Trace GP bem como informar os dados preliminares.
Tool: TraceGP
Relationships
Main Description

1. Criar o Projeto: c riar o projeto no TraceGP a partir da Proposta de Projeto utilizando o Template do MPS (selecionar a demanda referente à proposta do projeto, utilizar o botão Criar Entidade (canto superior direito)).

2. Anexar ata da reunião de kick-off: salvar a ata da reunião de kick-off (em formato pdf) no TraceGP  (Menu Escopo - Documentos).

3. Preencher os dados iniciais com as informações já conhecidas sobre o projeto.

Na ferramenta TraceGP, deve-se acessar os seguintes menus:

  1. Menu Projeto - Dados do Projeto: dados básicos do projeto. Deve-se informar também nesse campo qual o processo que será utilizado no projeto, por exemplo: Esse projeto seguirá o processo de desenvolvimento de software padrão do TRT. Caso haja alguma alteração específica no processo para o projeto, como por exemplo a utilização de uma fábrica de software, esta deve ser informada.
  2. Menu Escopo - Definição de Escopo: informações detalhados acerca do escopo do projeto
  3. Menu Escopo - WBS: WBS do projeto (template do MPS já sugere uma wbs padrão)
  4. Menu Tempo - Cronograma: cronograma preliminar do projeto (template do MPS já sugere um cronograma padrão)
  5. Menu Recursos humanos - Diretório da Equipe: informar os stakeholders e os recursos do projeto já identificados (template do MPS já sugere alguns elementos pré-definidos)

4. Ajustar no Cronograma do Projeto a data de inicial do projeto.

Deve-se atribuir a data de início das tarefas Kick-off do Projeto e Realizar o Planejamento Preliminar

5. Designar e iniciar as tarefas da Fase de Planejamento.

 No Menu Tempo - Cronograma,  

  • Designar, iniciar e concluir a tarefa de kick-off (uma vez que a mesma já foi realizada);
  • Designar e iniciar a tarefa Realizar o Planejamento Preliminar;

6. Gerar o Plano Preliminar do Projeto no formato PDF e enviar a todos os envolvidos no projeto

 No Menu Comunicação - Área de Documentos,

 clicar sobre Plano de Projeto e selecionar a opção Gerar Versão e Enviar Notificação.


Na aba Mensagem, no campo Conteúdo, deve-se informar que este planejamento ainda é preliminar e o cronograma não está totalmente definido. As seguintes mensagens deve ser inseridas nesse campo:

Este é um plano de projeto preliminar, com base nas informações já conhecidas.
Somente foram planejadas e realizadas as tarefas "Kick-off do Projeto" e "Realizar o Planejamento Preliminar".
A próxima tarefa a ser realizada é "Definir o Escopo do Produto", onde serão definidas as necessidades do produto.

Abaixo o exemplo:

Também é necessário informar os participantes (todos envolvidos no projeto) que receberão o plano de projeto preliminar. Essa condição é parametrizada na Aba Participantes, conforme exemplo a seguir: