Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região  Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul
A+   A-  |  Home TRT |  Fale Conosco
Notícias
10/06/2020 15:29 | Lançamento do livro "Psicanálise & Trabalho: retratos do contemporâneo"
Imagem

 

O Memorial da Justiça do Trabalho no RS, em parceria com a psicanalista Rosana de Souza Coelho, lança no dia 10 de junho, às 17h, o livro “Psicanálise & Trabalho: retratos do contemporâneo”. Em face da pandemia da Covid-19, o evento será na modalidade “live”, com participação de autores e organizadores, com transmissão pelo Youtube, no link https://youtu.be/3F5lgB7ybd4 e pela página do Memorial no Facebook.

Publicada em versão digital, a obra reúne 19 artigos tratando das intersecções entre o campo da psicanálise e o mundo do trabalho na atualidade. A quantidade de textos é proporcional à diversidade de perspectivas e experiências compartilhadas por seus autores. Com formação em áreas do saber como a psicanálise, filosofia, sociologia, educação, linguistica, e com atuação em ramos como pesquisa e ensino superior, clínica psicanalítica, consultoria, desenvolvimento de recursos humanos, acompanhamento em instituições públicas (polícia militar, fundações socioeducativas, centro de referência para pessoas em situação de rua, centros de atenção psicossocial), os autores abordam as implicações de características intrínsecas e de dinâmicas contemporâneas do mundo do trabalho na saúde mental e na subjetividade dos trabalhadores – inclusive os da área de assistência psíquica, os informais, os sem-emprego.
Segundo Coelho, idealizadora e uma das organizadoras da obra, juntamente com Diego Airoso da Motta, servidor do Memorial, o livro destaca a centralidade do trabalho como fonte de sentido para os seres humanos: “diferentemente do animal, no ato de trabalhar o homem produz a cultura no seio da História, experimenta relações de poder e metamorfoseia a sociedade em que vive com outros homens que com ele compartilham o mundo do trabalho”. Para ela, o trabalho é fundamental na concepção das pessoas sobre o mundo em que vivem e sobre elas próprias: “a ideia predominante na obra é a de que, por meio do trabalho, o homem cria uma nova realidade e altera o curso da vida, reconstruindo ele mesmo e a sociedade em que vive”.
Por outro lado, o mesmo trabalho que cria identidade, reconhecimento e satisfação pode também se configurar em origem de sofrimento e dor. As pressões por desempenho, superação progressiva de metas, resiliência acrítica, aliadas ao desemprego sempre iminente, conduzem à angústia, ao medo do desamparo, à depressão.
“É esse duplo do trabalho, essa potência de, afirmativamente, produzir um lugar no mundo para os sujeitos, mas também ser espaço de conflito, frustração e desestabilização existencial, é essa complexidade, enfim, o que a obra põe em debate”, destaca Motta.
Após o lançamento, “Psicanálise e Trabalho: retratos do contemporâneo” poderá ser obtido gratuitamente, por meio de download do arquivo em formato pdf, no sítio eletrônico do Memorial (
www.trt4.jus.br/memorial).

 


Anterior Próxima

Retornar
 
Av Praia de Belas, 1432 Prédio III Porto Alegre, RS  CEP 90110-904 Fone:(51)32552683 - 32552684 e-mail: escola@trt4.jus.br