Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região  Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul
A+   A-  |  Home TRT |  Fale Conosco
Notícias
30/05/2019 18:03 | Mostra Juízes Classistas Gaúchos: Origem e Trajetória está em exposição na Universidade de Passo Fundo.
Imagem

 

A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) recebe, neste mês de maio, a exposição “Juízes classistas gaúchos – origem e trajetória”. A mostra integra a “Série Registros”, organizada pelo Memorial da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul. A exposição recupera a origem e a trajetória dos juízes classistas gaúchos que fizeram parte da história da Justiça do Trabalho e faz parte de uma série de atividades promovidas pelo Balcão do Consumidor, programa de extensão da FD, comemorativas ao Mês do Trabalhador.

De acordo a professora Me. Maira Tonial, coordenadora do Balcão, os juízes classistas eram representantes dos empregados e dos empregadores que compunham a Justiça do Trabalho e auxiliavam os magistrados na solução das reclamatórias trabalhistas. “Os juízes classistas foram extintos em 1999 por uma emenda constitucional, mas essa história ficou registrada nessa exposição”, explicou. Segundo a professora, a exposição é uma forma de relembrar a origem da Justiça do Trabalho e reforçar a importância dessa justiça especializada. “É um pouquinho dessa história que queremos contar com essa exposição, principalmente com o objetivo maior de ressaltar a importância da Justiça do Trabalho para a solução dos conflitos trabalhistas e para a proteção do trabalhador”, completou.

A exposição foi montada com o apoio do curso de Artes Visuais, por meio do projeto Agência de Artes Visuais, e fica na FD até o final do mês. Após esse período, ela passará ainda pelo prédio da Reitoria e pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

Texto: Assessoria de Imprensa da UPF
Fotos: Camila Guedes


Anterior Próxima

Retornar
 
Av Praia de Belas, 1432 Prédio III Porto Alegre, RS  CEP 90110-904 Fone:(51)32552683 - 32552684 e-mail: escola@trt4.jus.br