Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região  Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul
A+   A-  |  Home TRT |  Fale Conosco
Notícias
29/11/2018 15:21 | Ações Educativas no Memorial. Primavera dos Museus
Imagem

O Memorial da Justiça do Trabalho no RS celebrou a Educação na 12ª Primavera dos Museus

A cada edição da Primavera dos Museus, o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) lança um tema para fomentar as discussões e inspirar os eventos propostos pelos museus ou instituições culturais.

A escolha do tema foi anterior à tragédia do incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro que colocou em luto a cultura e a educação do Brasil, da humanidade. Muita reflexão e muitos recursos serão necessários para retomarmos o passo diante de imensa perda. A participação ativa na programação do Instituto Brasileiro de Museus tornou-se, diante desse fato, ainda mais imperiosa.

Nesse ano, o tema foi Celebrando a Educação em Museus, que teve como embasamento o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), lançado no último mês de junho. A publicação aborda o processo de criação da PNEM, bem como os princípios e diretrizes dessa política, que visa nortear gestores, educadores e demais interessados na prática da educação museal.

Os museus devem ser reconhecidos como espaços plurais, que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências e, nesse sentido, a educação permeia todos os seus cantos.

Para saber mais sobre o tema, clique no link que segue: https://bit.ly/2NlvDoC

Sendo assim, o Memorial promoveu diversas atividades em torno do tema proposto.

Em parceira com o Ateliê dos Arteiros e o Ateliê Oca, foi realizada em 18 de setembro visitação, oficina + exposição de desenho criativo e colagem para crianças e adolescentes, na sede do Memorial, com inscrição gratuita.

A programação de atividades do Memorial do TRT4 contemplou também o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência que é celebrado em 21 de setembro no Brasil. Nesta data, o Memorial recebeu alunos, entre 08 e 14 anos, da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico. Os estudantes tiveram aproximação com a História da Justiça do Trabalho ao realizarem visita guiada nas dependências do Memorial e participarem de roda de aprendizado sobre o trabalho nas minas de carvão, no Rio Grande do Sul. Também integraram a atividade oficina de desenho criativo e visita à sala de digitalização de processos.

Na sala de digitalização, o funcionário terceirizado pela FENEIS Jeferson Eugênio Lopes, também surdo, comunicou aos alunos sobre os caminhos a serem percorridos até chegar à realização profissional: "é necessário se dedicar aos estudos".

Outra atividade realizada foi a visita no Memorial de estudantes e professores da Escola Pré-ENEM Aluno Protagonista e conversa com o pesquisador estadunidense Cody Alexander Williams, que desenvolve estudos no acervo do Memorial do TRT4 para sua dissertação de mestrado. 

O pesquisador falou de sua trajetória de vida e acadêmica, do seu intercâmbio no Brasil e de seu interesse em pesquisar as condições de trabalho no Brasil.

Fechando a mostra de desenhos do Ateliê dos Arteiros e a atividades da Primavera dos Museus, foi realizada Roda de Poesia, no Memorial, dia 28 de novembro, que contou com a participação de adultos, jovens e crianças.

 


Anterior Próxima

Retornar
 
Av Praia de Belas, 1432 Prédio III Porto Alegre, RS  CEP 90110-904 Fone:(51)32552683 - 32552684 e-mail: escola@trt4.jus.br