Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo VOX

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Portal Interno

Manual de Gestão de Riscos

capinha para vox.pngTodas as organizações sofrem influências internas e externas que trazem incerteza quanto ao atingimento de seus objetivos. O efeito dessa incerteza sobre os objetivos pode ser definido como risco. À vista disso, o atual desafio da governança na esfera pública é determinar o grau de aceitação e as possíveis respostas aos eventos de risco, buscando prestar o serviço de interesse público de maneira mais eficiente, na medida em que antecipa possíveis cenários. 

O Manual de Gestão de Riscos da Área Administrativa do TRT-RS foi elaborado inicialmente em um projeto destinado a setores vinculados à Diretoria-Geral. Com sua publicação, o manual passa a servir como um instrumento de apoio e orientação para a implantação da gestão de risco em outras áreas do TRT-RS. 

O documento busca definir uma metodologia e padronizar a linguagem de gerenciamento de riscos na Justiça do Trabalho gaúcha, de modo a facilitar a identificação daqueles que têm impacto de alguma forma nos processos de gestão. O uso da metodologia sugerida possibilitará aos gestores identificar as situações de risco, suas causas e consequências, bem como avaliar criticamente esses eventos quanto à probabilidade de ocorrência e seus impactos. Também será possível traçar estratégias de tratamento dos riscos visando eliminar ou mitigar os que forem classificados como altos ou muito altos, e reconhecer ou aceitar os riscos médios, baixos ou muito baixos.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social, Diretoria-Geral
Última atualização: 07/02/2020 16:29