Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 21/09/2022 15:30. Atualizada em: 21/09/2022 15:44.

Presidente, corregedor e vice-corregedora do TRT-4 participam de reunião do Coleprecor

Visualizações: 6
Início do corpo da notícia.
Foto da reunião, mostrando parte do público e a mesa oficial, durante o pronunciamento do ministro Emmanoel Pereira.
Reunião foi aberta com o pronunciamento do presidente do TST

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, o corregedor regional, desembargador Raul Zoratto Sanvicente, e a vice-corregedora, desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti, participaram nesta semana da 7ª Reunião Ordinária do Coleprecor (Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs). O encontro aconteceu na terça e na quarta-feira (20 e 21/9), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

A diretora-geral do TRT-4, Rejane Carvalho Donis, compareceu à reunião dos diretores-gerais dos TRTs, realizada em paralelo à do Coleprecor. O secretário-geral da Presidência, Adolfo Marques Pereira, esteve na reunião paralela dos secretários-gerais Judiciários, representando o secretário-geral judiciário do Tribunal, Aldo da Silva Jardim. A secretária da Corregedoria, Paula Segobia da Rosa, também está em Brasília, para participar Fórum das Corregedorias, nesta quinta. 

A abertura da reunião dos desembargadores, na terça, teve o pronunciamento do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Emmanoel Pereira. O magistrado apresentou um panorama da sua gestão. Ele assumiu a presidência do TST e do CSJT em fevereiro deste ano e seu mandato termina em outubro. Segundo o ministro, nesses meses foram ultrapassados inúmeros desafios, como a retomada segura do trabalho presencial após a pandemia da covid-19.

Entre as iniciativas mencionadas pelo presidente, está a disseminação nacional, por meio do CSJT, do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista da 4ª Região. Desenvolvido pelo TRT-4 e instituições parceiras, o projeto oferece formação socioprofissional gratuita a jovens em situação de vulnerabilidade social.

Na sequência, o ministro do TST Hugo Carlos Scheuermann apresentou aos presidentes e corregedores um relatório detalhado sobre o I Concurso Público Nacional Unificado para o Ingresso na Magistratura do Trabalho, cujo edital foi lançado em 2017. Presidente da Comissão Executiva Nacional do certame, o ministro também anunciou as tratativas para a realização da segunda edição do concurso nacional, que deverá ocorrer ao longo de 2023.

A reunião do Coleprecor também abordou a política de Comunicação e o Manual de Redação da Justiça do Trabalho, apresentados pelo chefe da Divisão de Comunicação Institucional do TST,  Alessandro Jacó de Almeida. Outro assunto em pauta foi a efetividade da execução trabalhista. Boas práticas nessa área foram expostas pelos juízes Carlos Abener de Oliveira Rodrigues Filho e Soraya Galassi Lambert, do TRT-2 (SP). 

Os servidores Robnaldo José Santos Alves e Wilane Carlos da Silva Massarani, do TRT-18 (GO), apresentaram aos desembargadores o sistema Hórus18. Trata-se de um sistema de Business Intelligence (BI) utilizado pelo TRT goiano para compilar informações das áreas judiciária e administrativa, e permitir a análise por meio de gráficos. Uma de suas utilizações é o acompanhamento do cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça.

A reunião ordinária encerrou com os preparativos para a eleição da nova diretoria da entidade, prevista para o encontro de outubro.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4), com informações e fotos da assessoria de comunicação do Coleprecor
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista