Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 15/07/2022 10:32. Atualizada em: 15/07/2022 10:38.

Presidente Francisco Rossal participa de audiência na Assembleia sobre precarização de serviços terceirizados em órgãos públicos

Visualizações: 7
Início do corpo da notícia.

audiência Assembleia.jpgO presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargador Francisco Rossal de Araújo, participou na quinta-feira (14), por vídeo, de uma audiência pública da Assembleia Legislativa do RS. A atividade foi promovida pela Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado e tratou da precarização de serviços terceirizados em órgãos públicos.

A proposição e a condução do debate foram do deputado Jeferson Fernandes. O parlamentar explicou que o objetivo da audiência, além de ouvir sobre os problemas enfrentados pelos trabalhadores das empresas terceirizadas, era buscar soluções. Ao final do evento, ficou acordada a instituição de um grupo de trabalho para seguir tratando do assunto.

Em sua manifestação, o desembargador Francisco Rossal informou que a terceirização, tanto no setor público quanto no privado, gera um número imenso de reclamatórias trabalhistas. Em relação ao aspecto administrativo da questão, explicou que o órgão público deveria estar ciente de que, quando faz a terceirização de um serviço, é preciso tomar uma série de precauções ou salvaguardas, instituindo esses mecanismos nos editais. Além disso, lembrou que o ente público tem o dever de fiscalizar os contratos e que, em geral, as empresas com dificuldades vão dando sinais, como o atraso de salário, o não pagamento de férias e 13º salário. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4), com informações de Letícia Rodrigues (AL/RS)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista