Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 07/07/2022 16:17. Atualizada em: 07/07/2022 16:17.

Presidente do TRT-4 cumpre agenda de reuniões em Farroupilha

Visualizações: 5
Início do corpo da notícia.
Foto com magistrados e servidores, posados.
Comitiva do TRT4, com magistrados e servidores de Farroupilha

O município de Farroupilha, importante polo industrial e comercial localizado na serra gaúcha, recebeu, em 5 e 6 de julho, a visita da Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). O presidente da instituição, desembargador Francisco Rossal de Araújo, esteve na Vara do Trabalho (VT) local, onde reuniu-se com magistrados, servidores, diretores da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e imprensa. No dia seguinte, o encontro foi com o prefeito Fabiano Feltrin e a presidente da Câmara de Vereadores, Eleonora Peters Broilo, na sede da Prefeitura. 

Acompanharam o desembargador na viagem a juíza Aline Fagundes, coordenadora do Cejusc 2º Grau do TRT-4, a secretária-geral da Presidência, Rejane Carvalho Donis, a diretora-geral, Natacha Moraes de Oliveira, a chefe da gabinete da Presidência, Luísa Macuglia, o assessor de imprensa, Gabriel Borges Fortes, e os motoristas Geraldo Fernandes e Hamilton de Souza. 

Veja o álbum de fotos das atividades em FarroupilhaAbre em nova aba.

Reunião com diretores da OAB/RS
Reunião com a OAB/RS

Na Vara do Trabalho, o desembargador Francisco Rossal e comitiva foram recebidos pelo juiz titular, Adriano Santos Wilhelms, a juíza Camila Tesser Wilhelms, vinculada à Corregedoria, o diretor de secretaria, Rogerio Ferret, e demais servidores da unidade. O presidente reconheceu e agradeceu a equipe da VT pelo trabalho realizado em Farroupilha. Destacou, também, o importante papel que eles exercem na comunidade ao promover justiça social e o equilíbrio na relação entre trabalhadores e empregadores. 

Ainda na manhã de terça-feira, Rossal e os juízes se reuniram com o presidente da subseção local da OAB/RS, Tiago Baseggio Troes, e o tesoureiro, Isaias Roberto Girardi. A conversa abordou as novas formas de trabalhar adotadas durante a pandemia, como audiências e sustentações orais por meio telepresencial. O presidente manifestou que a Justiça do Trabalho deve seguir aproveitando as experiências bem-sucedidas com a utilização dessas ferramentas. Também salientou a importância do espírito de colaboração de todos os envolvidos nos atos processuais.

Reunião com prefeito e vereadora
Reunião na Prefeitura

Na quarta-feira, pela manhã, o presidente reuniu-se com o prefeito e a presidente da Câmara de Vereadores de Farroupilha. O desembargador explicou que o objetivo das visitas institucionais no interior do Estado é estreitar o relacionamento do TRT-4 com as comunidades e os poderes Executivo e Legislativo locais. Rossal colocou o Tribunal à disposição do município para eventuais mediações coletivas envolvendo serviços públicos, destacando a experiência do TRT-4 nessa atividade. O prefeito Fabiano Feltrin, que também é empresário, reconheceu a importância da Justiça do Trabalho e comentou que a valorização e a gestão das pessoas são fatores-chave para o sucesso dos empreendimentos. A reunião também teve a participação dos juízes Adriano, Camila e Aline, de servidores do TRT-4, do procurador do Município, Valdecir Fontanella, e do assessor jurídico do Município, Daniel Mucelini.

Visita a empresa

Na visita à Tramontina. Foto posada, dentro da fábrica.
Visita à Tramontina

O roteiro da viagem à Farroupilha incluiu uma parada em Carlos Barbosa, cidade vizinha, na tarde de terça-feira. O presidente e comitiva visitaram a sede da Tramontina, um dos maiores empregadores do Estado, a convite da empresa. A Tramontina produz 22 mil itens de utilidades domésticas e conta com 10 mil empregados distribuídos em seis cidades – três no RS, uma no Pará e duas em Pernambuco. Só as unidades situadas em Carlos Barbosa têm 6 mil empregados. Os integrantes do TRT-4 conheceram os processos produtivos e o Centro Educacional Ivo Tramontina, onde a empresa oferece capacitações e alguns serviços de saúde a trabalhadores e familiares. O grupo foi recebido por Clovis Tramontina, ex-presidente e hoje membro do Conselho, Eduardo Scomazzon, presidente do Conselho, e outros diretores e advogados da empresa. 

Na ocasião, o presidente do TRT-4 agradeceu o convite e comentou que é sempre importante, para os magistrados, conhecer de perto e ouvir a comunidade. O desembargador também conversou com os diretores da Tramontina sobre a atuação da Justiça do Trabalho, especialmente como mesa de diálogo entre trabalhadores e empregadores. Rossal salientou a importância da educação e da distribuição da riqueza para o desenvolvimento socioeconômico do país. E essa distribuição, segundo o magistrado, se dá principalmente por meio de relações de trabalho saudáveis e estáveis.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista