imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

30/06/2022 02:10

Presidente Francisco Rossal visita Foro Trabalhista de Bagé e palestra na subseção da OAB/RS

Início do corpo da notícia.
Foto em ângulo aberto do evento, mostrando público e o des. Rossal, em pé
Presidente palestrou para advogados de Bagé

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, visitou nessa quarta-feira (29) o município de Bagé, na região sul do Estado. O magistrado foi convidado para palestrar em evento da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS). Rossal também esteve no Foro Trabalhista de Bagé, onde conversou com magistrados e servidores.

Veja mais fotos das atividades.

Mais de 60 advogados assistiram à palestra do desembargador. O presidente falou sobre as perspectivas da Justiça do Trabalho no pós-pandemia. Segundo Rossal, é cada vez mais difícil a legislação conseguir prever todas as situações que podem ocorrer nas relações de trabalho, devido às constantes transformações. Nesse contexto, para o magistrado, dois aspectos se destacam: a jurisprudência dos Tribunais e as negociações coletivas, que podem ser mediadas pelo TRT. O desembargador citou as mediações coletivas realizadas durante a pandemia, em que o Tribunal, trabalhadores e empresas buscaram soluções em conjunto para uma série de dificuldades que surgiram com os impactos da covid-19.

Des. Francisco Rossal
Des. Francisco Rossal

Na segunda parte da apresentação, o desembargador abordou o desafio de magistrados, servidores e advogados seguirem evoluindo na utilização do processo eletrônico. Para o presidente, a pandemia impulsionou novas formas de trabalhar, como audiências e sessões telepresenciais, e a comunidade jurídica deve seguir aproveitando o que há de positivo nessas experiências.  O magistrado também destacou a importância do espírito de colaboração de todos os envolvidos nos atos processuais.

O desembargador foi recebido pela presidente da subseção da OAB/RS em Bagé, Márcia Aidê Soares Rochinhas, o vice-presidente, Carlos Alberto da Silva, o presidente da Comissão Especial da Advocacia Trabalhista, Rafael de Lemos Rodrigues, o conselheiro seccional Marcelo Godinho Marinho, e o tesoureiro da OAB/RS, Jorge Luiz Dias Fara, que representou o presidente da entidade, Leonardo Lamachia.  

Também acompanharam a palestra as juízas Marcele Cruz Lanot Antoniazzi (diretora do Foro e titular da 1ª VT de Bagé), Aline Doral Stefani Fagundes (titular da 2ª VT e atualmente convocada no TRT-4 para coordenar o Cejusc 2º Grau) e Taíse Sanchi Ferrão (substituta) e servidores. Antes do evento, o presidente visitou o Foro Trabalhista local, onde conheceu as instalações e conversou com as juízas e a equipe. Rossal elogiou o trabalho de todos e a reconhecida integração da Justiça do Trabalho de Bagé com a comunidade local. 

Presidente, com juízas e servidores do Foro Trabalhista de Bagé
Presidente, com juízas e servidores do Foro Trabalhista de Bagé
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista