Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 11/12/2024 15:55. Atualizada em: 12/12/2024 14:58.

Agendas & Representações (11/12)

Visualizações: 224
Início do corpo da notícia.
Evento na UFRGS. Foto da plateia.
Evento na UFRGS

Comissão da Memória e da Verdade da UFRGS

A juíza Anita Job Lübbe, da Comissão de Gestão da Memória do TRT-RS, participou do evento de instalação da Comissão da Memória e da Verdade “Enrique Serra Padrós”Abre em nova aba, da UFRGS. A atividade aconteceu nessa terça-feira (10/12), no Salão de Atos da universidade, em Porto Alegre.

A Comissão da Memória e da Verdade “Enrique Serra Padrós” tem por objetivos reunir, organizar e disponibilizar registros relativos às violações dos direitos humanos ocorridos na Universidade entre 1964 e 1988. Professor do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFRGS, Padrós dedicou sua trajetória acadêmica à pesquisa sobre regimes autoritários na América Latina. A Comissão irá funcionar vinculada à Reitoria, em espaço físico próprio e com o apoio de dois bolsistas. Os nove membros terão dois anos para apresentar o relatório final. 

Evento na Assembleia Legislativa. Foto posada dos participantes, segurando a nova edição do Relatório Azul.
Lançamento do Relatório Azul

A exemplo da Comissão da Verdade, no Arquivo Nacional, foi enaltecida e reconhecida a importância de se preservarem documentos, registros e memórias, sempre resguardando e mantendo a democracia.

Relatório Azul

O desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa, coordenador da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do TRT-RS, representou o Tribunal no lançamento do 26º Relatório Azul - Garantias e Violações de Direitos Humanos no RSAbre em nova aba. O evento foi realizado nessa terça-feira (10/12), na Assembleia Legislativa. A organização foi da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da AL/RS, presidida pela deputada Laura Sito (PT).

Foto em ângulo aberto do almoço de confraternização da Sicredi/Ajuris.
25 anos da Sicredi/Ajuris

A publicação do primeiro Relatório Azul, em 1994, deu início à prática anual da CCDH em apresentar à sociedade os casos de violações de direitos relatados e acolhidos em cada ano legislativo, constituindo-se como documento referencial do padrão de violência da sociedade gaúcha. Esta edição, comemorativa aos 30 anos do relatório, tem 12 capítulos: 30 anos do Relatório Azul, 60 anos do Golpe Militar de 64; Racismo estrutural; Trabalho escravizado no RS; Catástrofe ambiental e climática no RS; Segurança alimentar e combate à fome; Direitos das mulheres; Comunidades vulneráveis; Educação; Saúde; Garantia de direitos: sistema de direitos humanos, acesso à terra, à cidade e ao direito de morar; e Violações de direitos humanos: crianças e adolescentes, segurança pública e violência policial.

25 anos da Sicredi Ajuris

A desembargadora Rosane Serafini Casa Nova representou o TRT-RS no almoço celebrativo aos 25 anos da Sicredi Ajuris. O evento aconteceu nessa terça (10/12), no auditório da Ajuris (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul).


Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4, com informações e fotos da UFRGS, Assembleia Legislativa e Sicredi
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista