Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 28/04/2022 11:02. Atualizada em: 28/04/2022 11:09.

Artigo: "Construindo uma cultura positiva de saúde e segurança do trabalho", de autoria do desembargador Alexandre Corrêa da Cruz.

Visualizações: 59
Início do corpo da notícia.

Texto originalmente publicado no jornal Correio do Povo, edição de 28/04/2022.

Des. Alexandre Cruz
Des. Alexandre Cruz

Nos últimos anos, temos assistido, cada vez mais, calendários com “meses coloridos”, prédios públicos, arenas e estádios iluminados em várias cores, tendo se destacado o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, pelo combate ao câncer de mama e de próstata, respectivamente. Mas qual o significado do “Abril Verde”?

A cor verde é a indicativa da segurança. Já o mês de abril foi escolhido por duas datas importantes. O dia 7 de abril foi declarado pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial da Saúde, enquanto o dia 28 de abril foi instituído como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, por lei federal. Dessa forma, o “Abril Verde” é o mês em que se chama atenção de todos os segmentos da sociedade (empresas, sindicatos, trabalhadores, órgãos públicos) para a preocupação com a segurança e a saúde no trabalho.

A Justiça do Trabalho instituiu há mais de uma década o “Programa Trabalho Seguro”, que promove parcerias com entidades públicas e privadas e tem por objetivo contribuir para a redução dos acidentes de trabalho em nosso país. Neste momento, em que estamos  retornando de um período de pandemia de mais de dois anos, o slogan adotado pelo Programa é "Construindo uma cultura positiva de saúde e segurança do trabalho".

A “prevenção” é a palavra de ordem! Somente com a adoção de medidas precaucionais das empresas, treinamento eficiente dos trabalhadores, fiscalização do cumprimento das normas de segurança e saúde do trabalho, e conscientização de todos os sujeitos intervenientes nas relações de trabalho é que poderemos reduzir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. E a Justiça do Trabalho, dessa forma, por intermédio do Programa Trabalho Seguro, torna-se uma grande parceira na consecução deste objetivo.

Alexandre Corrêa da Cruz
Desembargador do Trabalho, gestor regional do Programa Trabalho Seguro no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS).
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
artigotrabalho seguro
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista