Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 30/03/2022 20:56. Atualizada em: 30/03/2022 21:09.

TRT-4 faz sessão de mediação híbrida para tentar acordo entre Gerdau e Sindicato dos Metalúrgicos de São Jerônimo

Visualizações: 41
Início do corpo da notícia.

Foto com nove pessoas na mesa de negociação. Ao centro da mesa aparece a tela de um computador com os participantes acompanhando por videoconferência.Na tarde desta quarta-feira (30/3), sob direção do vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, os representantes dos trabalhadores e da empresa participaram de uma sessão de mediação, com parte do público presente e parte acompanhando a mediação de forma virtual. Foi a primeira na forma híbrida, desde o início da pandemia. O Ministério Público do Trabalho (MPT-4) foi representado pela procuradora Aline Maria Homrich Schneider Conzatti.

Mudanças de jornada, de turno ininterrupto de revezamento para turno fixo, e as alterações salariais decorrentes estiveram na pauta.  Aproximadamente mil trabalhadores das cidades de São Jerônimo, Charqueadas, Triunfo e General Câmara, região conhecida como Polo Carbonífero do RS, foram afetados pelas mudanças implementadas em setembro de 2021.

Ricardo Martins Costa é branco, calvo, usa máscara preta, e tero, camisa e gravata em tons de azul.
Ricardo Martins Costa

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Jerônimo (Sindimetal), Jorge Luiz Silveira de Carvalho, disse que “a mediação do Tribunal é fundamental, pois se trata de uma das mais difíceis negociações de todos os tempos”. O advogado da entidade, Pedro Stramari de Vargas, ressalta que a Justiça do Trabalho é muito importante para que haja um acordo que contemple interesses de ambas as partes. “É uma negociação complexa, que envolve quase mil empregados e não apenas direitos relativos à remuneração, mas também à saúde do trabalhador e ao convívio com os familiares”, afirmou.   

O representante da empresa Gerdau, advogado Guilherme Guimarães, considerou que o clima da negociação foi favorecido pela possibilidade do encontro presencial. “A experiência foi muito relevante, conseguimos avançar bem com a intervenção do Tribunal e do Ministério Público do Trabalho. Foi muito proveitoso. Houve um grande auxílio no encaminhamento das discussões, nos proporcionando um grande conforto técnico-jurídico para avançarmos nas negociações”, manifestou.

Uma nova sessão de mediação foi designada para o dia 29 de abril.

Foto lateral dos participantes na mesa de negociação. Ao fundo aparecem as bandeiras do TRT-4, do Brasil e do RS.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Sâmia de Christo Garcia e fotos de Daniel Dedavid (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
jurídica
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista