Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 28/03/2022 13:46. Atualizada em: 28/03/2022 13:48.

“A luta tem que ser incessante, não há espaço para retrocessos”, diz Maria Helena Capra, perita que atua há mais tempo na Justiça do Trabalho Gaúcha

Visualizações: 46
Início do corpo da notícia.

Foto da perita Maria Helena Capra. Ela é uma mulher branca, com cabelos ruivos, acima do ombro e olhos verdes. Usa uma blusa branca. Ao fundo, há uma parede na cor laranja e plantas.Formada em Administração de Empresas, a perita contábil Maria Helena atua principalmente junto às varas do Trabalho de Gravataí. Já trabalhou nos municípios de Novo Hamburgo, Estância Velha, Gramado, Taquara e Porto Alegre.


Iniciei minha carreira como perita na Justiça do Trabalho em 1985. 

Como profissional, posso dizer que meu maior desafio foi enfrentar a transição entre a máquina de datilografia e o computador. Os cálculos eram feitos em calculadora e os laudos eram datilografados. Este desafio eu enfrento até hoje com as constantes mudanças que ocorrem e que se processam muito rapidamente. É preciso estar em permanente aprimoramento, atualização e estudo.


Como mulher, nunca me senti discriminada. Pelo contrário, sempre fui apoiada, respeitada e incentivada. Contudo, acho que as mulheres ainda sofrem preconceitos, cobranças, constrangimentos e todo tipo de assédio, seja em locais públicos ou privados. Além ainda, daquelas que enfrentam a questão da desigualdade profissional e salarial em relação ao homem, sendo poucas as que alcançam alguma representatividade em cargos decisórios. Sem falar na questão racial e na violência doméstica.


Acho que houve avanços sim, já que a mulher vem conquistando espaço a cada dia que passa. Mas a luta tem que ser incessante, não há espaço para retrocesso. 

Minha mensagem neste mês em que as mulheres são homenageadas é no sentido de que o crescimento pessoal e profissional deve ser uma meta a ser perseguida para que a mulher seja respeitada e possa exercer suas múltiplas funções com dignidade. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista