Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 22/03/2022 04:36. Atualizada em: 22/03/2022 14:55.

Dia Mundial da Água: Justiça do Trabalho gaúcha vem apresentando redução de consumo desde 2016

Visualizações: 74
Início do corpo da notícia.

Dia Mundial da Água.jpegNo dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída em 1992 pela ONU, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Ela propõe à comunidade internacional a reflexão e o debate sobre o tema.

A utilização da água no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) é monitorada por meio do Plano de Logística Sustentável (PLS). Os dados apurados apontam que vem ocorrendo uma redução de consumo na Justiça do Trabalho gaúcha nos últimos seis anos. A diminuição foi de 18,27% de 2015 a 2019, passando de 46,5 mil m³ para 38 mil m³. Com a instituição do trabalho remoto emergencial em 2020, houve uma queda significativa, de 38 mil m³ para 19 mil m³. Mas, mesmo entre os anos da pandemia, a redução continuou: o consumo foi 13% menor em 2021 na comparação com 2020.

A água é fundamental para a construção de ecossistemas saudáveis e a sobrevivência das espécies. Conforme dados da ONU, o uso da água vem aumentando cerca de 1% ao ano desde a década de 1980. Sua escassez tende a aumentar até 2050, devido, entre outros fatores, ao aumento da população mundial e à procura do setor industrial. 

Existe uma necessidade urgente de tornar o uso da água mais consciente e de equilibrar a demanda dos recursos hídricos com as necessidades das comunidades. O objetivo nº 6 da Agenda 2030 da ONU é o acesso universal e equitativo à água potável e saneamento. O TRT-4 continuará fazendo a sua parte para que esse item fundamental para a vida seja utilizado com consciência e responsabilidade. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
Horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista