Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 08/03/2022 10:43. Atualizada em: 08/03/2022 10:49.

Artigo: "Dia 8 de março: a luta de sempre", de autoria da vice-corregedora do TRT-4, desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti

Visualizações: 51
Início do corpo da notícia.

Dra Lai´s - 3x4.jpgO Dia Internacional da Mulher, oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, marca a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos. Fatos que remontam aos séculos 19 e 20 marcaram o início de revolucionários movimentos operários de mulheres reivindicando melhores condições de trabalho, remuneração e tratamento mais igualitário. 

As mulheres vêm conquistando espaço na sociedade, contribuindo para um mundo melhor e com menos discriminação. A nossa trajetória na busca por direitos trabalhistas, civis, políticos e sociais foi marcada por lutas, resistências e muito sofrimento, tornando-se uma causa de muitos em favor de todos, impactando a vida da sociedade de uma forma mais justa, próspera e verdadeira. 

A simbologia representada pelo dia 8 de março tem como escopo a própria missão da Justiça do Trabalho, pautada na defesa equilibrada dos direitos fundamentais de uma sociedade em transformação, mas com o compromisso de preservar configurações sociais que garantam novas realidades sem abdicar de conquistas históricas alcançadas.

A data merece ser celebrada por todos, mas acima de tudo, utilizada para reflexão e renovação de compromissos de igualdade e de direitos, na medida em que as mulheres ainda enfrentam muitas dificuldades no acesso às mesmas oportunidades de emprego e remuneração que os homens, além da constante discriminação e do aumento dos índices de violência doméstica e de gênero. 

Neste alinhamento, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), aderiu ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5 da Agenda 2030 da ONU, que trata da igualdade de gênero. 

O dia 8 de março, além de homenagear todas as mulheres, representa o nosso dever como sociedade de refletir, debater, avançar e exaltar a luta, a coragem, a competência, a sensibilidade e a capacidade que toda a mulher tem de ser mulher.

A luta das mulheres é de todo dia e de todos nós. 

Laís Helena Jaeger Nicotti
Vice-Corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS)

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-4
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista