Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 16/02/2022 14:55. Atualizada em: 16/02/2022 15:23.

Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista é destaque em programa da TV Justiça

Visualizações: 38
Início do corpo da notícia.

PescarTVJustica - 1.jpgO Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista foi destaque no programa Jornal da Justiça 1ª Edição, da TV Justiça, nessa terça-feira (15/2). O programa apresentou uma reportagem sobre o Projeto seguida de uma entrevista com a juíza Carolina Hostyn Gralha, gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS).

A matéria ressalta que o Projeto já formou mais de 80 jovens em situação de vulnerabilidade social no curso "Iniciação Profissional em Serviços Administrativos" e foi finalista do Prêmio Innovare em 2021. Segundo a reportagem, ao oferecer conteúdos relacionados à Administração e ao Direito, a formação capacita os jovens a atuarem em escritórios de advocacia e outras empresas.

Conforme destaca o advogado Eduardo Raupp na reportagem, uma das vantagens da capacitação é que os alunos já ingressam nas empresas em um estágio avançado de treinamento, o que diminui o tempo de aprendizado necessário para progressão na carreira. "É uma vantagem tanto para os escritórios de advocacia como para os empregados", afirma.

A juíza Carolina ressalta, por sua vez, que o curso oferece, além da formação técnica, conteúdos para o desenvolvimento pessoal e cidadania dos jovens, tais como educação financeira, saúde, informática, ética, sustentabilidade, dentre outros. "É muito mais do que a formação em uma profissão ou sobre o primeiro emprego: é um acolhimento a esses jovens para identificar suas vulnerabilidades e amenizá-las, mas também reconhecer suas potencialidades", explica a magistrada.

Assista abaixo à reportagem completa:

O Projeto

A unidade do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista nasceu de uma parceria, formalizada por convênio, entre o TRT-RS, o MPT-RS, a OAB-RS, a Caixa de Assistência dos Advogados do RS, a Fundação Projeto Pescar e a Escola Superior de Advocacia. Também contribuem para as atividades a Satergs, a Agetra e a Superintendência Regional do Trabalho. As entidades se dividem no atendimento às necessidades de espaço físico, indicação de voluntários, contratação de educadores, alimentação, entre outras. 

Desde 2017, a iniciativa já foi responsável pela capacitação  de 84 jovens. Atualmente, são formados 30 alunos por ano. Além de terem entre 16 e 19 anos de idade, os participantes precisam estar cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e possuir renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Juliano Machado (Secom/TRT-RS) com informações e imagens da TV Justiça
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista