imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

12/01/2022 09:30

Presidente Francisco Rossal fala sobre a Justiça do Trabalho em reunião da Fiergs

Início do corpo da notícia.

contrab - rossal.jpgO desembargador Francisco Rossal de Araújo foi o convidado da reunião desta terça-feira (12/1) do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, o magistrado conversou sobre a Justiça do Trabalho com advogados, economistas e outros profissionais integrantes do Contrab. Participaram mais de 25 pessoas, presencialmente e por videoconferência. Esse conselho da Fiergs orienta e apoia sindicatos patronais e empresas em matéria trabalhista.  

Em sua apresentação, o desembargador afirmou que a Justiça do Trabalho deve atuar com imparcialidade e equilíbrio, buscando promover a justiça social. “A distribuição da riqueza é tão importante quanto a geração da riqueza”, defendeu. O presidente falou da importância das mediações coletivas conduzidas pelo TRT-RS, demanda que aumentou 118% durante a pandemia. Também manifestou preocupação com a inflação, que fechou 2021 em 10,06% (IPCA), trazendo prejuízos para toda a sociedade. Conforme Rossal, controlar a inflação é o grande desafio do país em 2022.  

contrab - reunião 1.jpgO magistrado comentou, ainda, sobre a diminuição do resíduo de recursos de revista na 4ª Região. O estoque desses recursos foi reduzido de 40 mil para 13 mil nos últimos dois anos. O trabalho para a obtenção desse resultado foi reconhecido com o Prêmio Cooperari, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O projeto também integra o Portfólio de Iniciativas Nacionais do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho.

Antes da reunião, o desembargador Rossal foi recebido pelo presidente do Sistema Fiergs, Gilberto Porcello Petry. O encontro aconteceu no gabinete da Presidência da entidade. Também estiveram presentes Guilherme Scozziero, diretor do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Ciergs) e coordenador do Contrab, Édson Garcez, conselheiro do Contrab, e Fabio Müller Vieira, executivo do Contrab.

contrab-reunião gabinete.jpg
Reunião no Gabinete
contrab - rossal e petry.jpg
Des. Rossal e Gilberto Petry

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista