Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 23/03/2021 15:58. Atualizada em: 23/03/2021 16:00.

Escola Superior de Advocacia da OAB/RS promove Congresso de Direito e Processo do Trabalho nesta quarta-feira

Visualizações: 16
Início do corpo da notícia.

Congresso ESA - Destaque.pngEntre os palestrantes do evento, estão a ministra Cármen Lúcia, do STF, e a presidente do TRT-RS, desembargadora Carmen Gonzalez. A atividade tem o apoio da Escola Judicial (EJud4) .

A pandemia de Covid-19 mudou toda a rotina do mundo e, no Brasil, iniciou com força total em março de 2020. Um ano depois, com uma segunda onda da doença, o país ainda lida com as causas e os problemas trazidos pelo novo coronavírus, que atingiu praticamente todas as áreas do país. 

Com muitas consequências do isolamento e da implantação de muitas jornadas de expediente em homeoffice no Direito do Trabalho, a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) promoverá, nesta quarta-feira, 24 de março, das 16h às 20h, o Congresso de Direito e Processo do Trabalho.  

O evento visa a debater o Direito do Trabalho, o Processo do Trabalho e a Covid-19, que, após o início do isolamento, precisou se adaptar à nova realidade. Serão discutidos, ainda, a questão da saúde do trabalhador, em que o novo ambiente de trabalho virou a sua residência. A nova rotina dos advogados e das advogadas também será abordada, eles que, por muitas vezes, tiveram que realizar audiências virtuais de suas residências. Também será tratada a questão dos prazos e sobre como a Justiça do Trabalho enfrenta essa pandemia para que os processos não parem e para que a sociedade não tenha tantos prejuizos.

O Congresso, que é apoiado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (EJud4), será gratuito e transmitido ao vivo pela plataforma Zoom. As inscrições precisam ser feitas através do Portal do Aluno, clicando aquiAbre em nova aba, com certificação de 4 horas-aula. Haverá transmissão também pelo canal da ESA no YoutubeAbre em nova aba, mas sem certificação. 

Para o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, o Congresso será muito importante para todos os operadores do Direito, pois contará com a presença de grandes nomes, como o da presidente do TRT-RS, Carmen Izabel Centena Gonzalez, do desembargador aposentado Carlos Henrique Bezerra Leite e da ministra Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, que fará a conferência de encerramento. “Será um evento histórico, com a presença de grandes doutrinadores que irão engrandecer todos os debates acerca das relações de trabalho que se modificaram com o novo Coronavírus”, ressalta.

Rosângela Herzer dos Santos, diretora-geral da ESA/RS, também enfatiza a magnitude do Congresso: “É um mês muito significativo para a Escola pelos diversos eventos que vem apresentando, especialmente esse Congresso, que aborda o tema da Covid-19 nas relações de trabalho e na própria Justiça de Trabalho, com a presença de ilustres juristas, e que será coroado com a Conferência de encerramento da ministra Cármen Lúcia, que é uma assumidade, e irá abordar as relações de trabalho e o posicionamento do STF, especialmente na pandemia”.

Programação

16h: Abertura e lançamento do E-book
Ricardo Breier - presidente da OAB/RS
Rosângela Herzer dos Santos - Diretora-geral da ESA/RS
Maria Cláudia Felten - Diretora de cursos permanentes da ESA/RS. 

16h30min - O Direito do Trabalho nas novas ondas da COVID-19
Luciano Martinez - Juiz do Trabalho em Salvador e titular da cadeira 52 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho.

17h - Justiça do Trabalho e a Covid-19
Carmen Izabel Centena Gonzalez - Desembargadora-Presidente do TRT-RS. 

17h30min - O futuro das relações sindicais
Gilberto Stürmer – Advogado, titular da cadeira nº 100 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e Professor da PUCRS. 

18h15min - A desconstrução do sistema de proteção dos direitos fundamentais do trabalhador em tempos de Covid-19
Carlos Henrique Bezerra Leite - Advogado, Consultor Jurídico e Desembargador aposentado do Trabalho.

19h - O STF e as Relações de Trabalho 
Cármen Lúcia - Ministra do Supremo Tribunal Federal.

20h - Encerramento.

202103221329390.jpg

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4, com informações da ESA
Tags que marcam a notícia:
divulgação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista