Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 30/09/2020 15:43. Atualizada em: 30/09/2020 15:48.

Desembargadora Carmen Gonzalez participa de reunião de presidentes de tribunais com ministro Luiz Fux

Visualizações: 6
Início do corpo da notícia.

bancoImagemSco_AP_452592.jpgA presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, participou, nessa terça-feira (29/9), de uma reunião por videoconferência de presidentes dos tribunais brasileiros com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux. No evento, foi anunciado o desenvolvimento de uma nova plataforma para a gestão da jurisdição digital, o Projeto Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ). A reunião foi transmitida pelo canal da TV Justiça no Youtube. 

O ministro Luiz Fux avaliou que o Poder Judiciário está no limiar de uma nova revolução digital e ressaltou que o tema é de grande importância para os dirigentes dos tribunais. "Com a nova gestão do Processo Judicial eletrônico, pretendemos integrar todos os tribunais do país, mantendo o sistema PJe como sistema de processo eletrônico patrocinado pelo CNJ”, informou. Segundo o ministro, pretende-se estabelecer novas parcerias com os tribunais que ainda não adotaram o PJe, mas que se colocam à disposição para o desenvolvimento comunitário da Justiça como um todo.

A nova plataforma funcionará em nuvem, com o objetivo de incrementar a interligação entre os vários sistemas eletrônicos dos tribunais do país, possibilitando que todos os tribunais contribuam com as melhores soluções tecnológicas para aproveitamento comum.

O PJe será incentivado e modernizado. A partir da implantação da plataforma, serão disponibilizadas novas funcionalidades que permitirão maior interação e comunicação do PJe com os diversos sistemas de processo eletrônico hoje existentes. Com a implantação do Projeto Plataforma Digital do Poder Judiciário, o PJe será dividido em módulos (ou microsserviços), hospedados na nuvem, que poderão ser acoplados aos demais sistemas utilizados.

Ao finalizar a reunião dessa terça-feira, o presidente do STF reforçou a importância do trabalho integrado entre os tribunais. “O meu objetivo é fazer com que o Judiciário retorne àquela sua figura respeitável de cortes locais e Corte Suprema que goza da respeitabilidade do público por seus exemplos. Quero julgamentos humanos, principalmente neste momento tão difícil da pandemia, que é exatamente a exação que nós juízes vamos trabalhar", declarou. O evento contou com a participação dos presidentes dos Tribunais de Justiça dos estados, Tribunais Regionais Federais, Tribunais Regionais Eleitorais e Tribunais Regionais do Trabalho.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS com informações e foto da Assessoria de Comunicação da Presidência do STF
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista