Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 27/08/2020 15:07. Atualizada em: 27/08/2020 15:07.

Aplicativo "Laudelina" auxilia empregadas domésticas a se informarem sobre seu direitos

Visualizações: 47
Início do corpo da notícia.

WhatsApp Image 2020-07-13 at 12.10.20 (1).jpegO aplicativo "Laudelina" divulga informações sobre direitos trabalhistas para empregadas domésticas e facilita o contato entre as profissionais. Ele pode ser ser baixado gratuitamente na Google Play Store por qualquer pessoa que possua um celular com o sistema Android. O projeto é uma ação conjunta da ONG Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos e da Fenatrad (Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas). 

Entre suas funcionalidades, o aplicativo oferece um guia com perguntas e respostas sobre direitos trabalhistas, uma ferramenta para o cálculo de salários e rescisões, e uma lista dos órgãos sindicais de diferentes cidades do país. Além disso, também há uma rede de contatos para empregadas domésticas de uma mesma região, possibilitando a troca de informações e o fortalecimento de uma rede de apoio. 

O projeto do Laudelina foi um dos finalistas do Prêmio Desafio de Impacto Social Google de 2016. Após a premiação, a ONG Themis assinou um convênio com órgãos públicos, associações de classe e organizações sindicais com o objetivo de produzir conteúdo informativo para o Laudelina e promover sua divulgação. O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) é um dos integrantes do acordo de cooperação. 

Atualmente, o aplicativo conta com mais de 17 mil downloads. "Desde seu lançamento, realizamos diversas oficinas de educação popular. Nessas ocasiões, apresentamos o Laudelina e ouvimos as trabalhadoras sobre as questões que elas enfrentam. Essa escuta foi muito importante para aprimorarmos o aplicativo", explica a assessora da Themis, Jéssica Miranda Pinheiro.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT4). Foto: ONG Themis/Divulgação
Tags que marcam a notícia:
serviço
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista