14/04/2020 20:33

Escritório de contabilidade implanta home office para todos os empregados e juíza do Trabalho arquiva ação ajuizada por Sindicato

Início do corpo da notícia.

14 - (Site) Decisão contabilidade.jpgA juíza Luciane Cardoso Barzotto, titular da 29ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, decidiu arquivar ação civil pública ajuizada pelo sindicato dos empregados em escritórios de contabilidade do Rio Grande do Sul.

A entidade requeria a implantação do regime de teletrabalho na empresa RSO Serviços Contábeis. O pedido visava afastar os trabalhadores do contato interpessoal como forma de protegê-los do contágio pelo novo coronavírus.

A magistrada chegou a conceder a antecipação da tutela e estabeleceu prazo de cinco dias para que a empresa instituísse o regime de trabalho a distância sob pena de multa. Na manifestação sobre a decisão da juíza, no entanto, o escritório comprovou que já não havia qualquer atividade sendo desenvolvida presencialmente na empresa e que os empregados que não estavam em férias estavam trabalhando em suas casas.

A juíza verificou que as condições estabelecidas pelo escritório atendiam às normas federais e estaduais editadas recentemente para o enfrentamento à pandemia e considerou que as providências adotadas deveriam ser interpretadas com o reconhecimento por parte da empresa de que o pedido do sindicato era procedente, decidindo pelo arquivamento da ação. “Homologa-se a manutenção da realização do teletrabalho, na modalidade home office, enquanto perdurar a pandemia, como obrigação de fazer já cumprida pela ré, diante de sua manifestação expressa”, concluiu a magistrada.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Érico Ramos (Secom/TRT-RS), imagem de wutwhanfoto (Banco de Imagens/iStock)
Tags que marcam a notícia:
jurídicacoronavírus
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Capacete branco sob texto tambem em branco: Trabalho Seguro Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista