Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 08/03/2020 17:13. Atualizada em: 09/03/2020 12:51.

Evento do TRT-RS no Parque da Redenção reflete sobre as dificuldades das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade

Visualizações: 55
Início da galeria de imagens.
Imagem de ângulo aberto da atividade, mostrando o público
Juíza Gabriela Lacerda (centro) foi a mediadora da aula.
Advogada Luciane Toss
Juíza Valdete Souto Severo
Desembargadora Beatriz Renck
Procuradora do Trabalho Ana Lúcia Stumpf Gonzalez
Fabiane Lara dos Santos (ONG Themis)
Lilian Leandro (Casa Mirabal)
Mara Weber (Sintrajufe)
Priscila Voit (Movimento Olga Benário)
Aline Kerber (Associação Mães&Pais pela Democracia)
Ramiro Lopez (servidor), Marcio Meireles Martins (servidor), Gabriela Lenz de Lacerda (juíza), Beatriz Renck (desembargadora), Carmen Gonzalez (desembargadora, presidente do TRT-RS), Márcio Lima do Amaral (juiz), Luciane Toss (advogada), Valdete Souto Severo (juíza) e Roberta Liana Vieira (servidora)
Rodrigo Trindade de Souza (juiz), Gabriela Lenz de Lacerda (juíza), Beatriz Renck (desembargadora), Carmen Gonzalez (desembargadora, presidente do TRT-RS), Márcio Lima do Amaral (juiz), Luciane Toss (advogada), Valdete Souto Severo (juíza), Roberta Liana Vieira (servidora), Lúcia Rodrigues de Matos (juíza) e Daniela Floss (juíza).
Lúcia Rodrigues de Matos (juíza), Márcio Lima do Amaral (juiz), Beatriz Renck (desembargadora), Maria Cristina Santos Perez (juíza), Carmen Gonzalez (desembargadora, presidente do TRT-RS), Gabriela Lenz de Lacerda (juíza), Daniela Floss (juíza) e Valdete Souto Severo (juíza)
Lúcia Rodrigues de Matos (juíza), Márcio Lima do Amaral (juiz), Beatriz Renck (desembargadora), Maria Cristina Santos Perez (juíza), Carmen Gonzalez (desembargadora, presidente do TRT-RS), Gabriela Lenz de Lacerda (juíza), Daniela Floss (juíza), Valdete Souto Severo (juíza), Fabiane Lara dos Santos (ONG Themis), Luciane Toss (advogada) e Ana Lúcia Stumpf Gonzalez (procuradora do Trabalho).
Alexandre Freitas (servidor), Eduardo Felin (servidor), Márcio Meireles Martins (servidor), Gabriela Lacerda (juíza), Carmen Gonzalez (desembargadora, presidente do TRT-RS), Fabiano Corrêa (servidor), Rodrigo Santos (servidor) e Jener Gomes (servidor). Os servidores integram o Coletivo Masculinidades.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) promoveu nesse domingo (8/3), Dia Internacional da Mulher, uma aula aberta sobre os direitos das mulheres no mercado de trabalho. A atividade aconteceu no Parque da Redenção, em Porto Alegre, reunindo dezenas de pessoas. A iniciativa foi do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da instituição. 

Mais do que uma aula, o evento foi um momento de reflexão sobre as dificuldades que as mulheres ainda enfrentam no mercado e na sociedade em geral.  

A primeira expositora, advogada Luciane Toss, destacou, entre outros tópicos, a cultura histórica de desvalorização do trabalho da mulher em relação ao do homem, especialmente o realizado no âmbito doméstico.  A juíza do Trabalho Valdete Souto Severo, por sua vez, chamou a atenção durante a sua fala para a dupla jornada exercida pelas mulheres e para a ausência de políticas públicas que permitam a elas deixarem seus filhos em segurança ou estudando, enquanto trabalham. 

Após as falas de Luciane e Valdete, outras mulheres fizeram uso da palavra. Elas alertaram para o problema da violência de gênero e do alto índice de feminicídios no Estado, para a desigualdade que ainda persiste no mercado de trabalho entre homens e mulheres, em termos de remuneração e participação em cargos de liderança, e as dificuldades ainda maiores enfrentadas pelas mulheres negras. 

Mediadora da aula, a juíza do Trabalho Gabriela Lenz de Lacerda, coordenadora do Comitê de Equidade do TRT-RS, salientou a missão institucional do Tribunal em promover o debate sobre esses temas, de modo a contribuir para uma transformação social que traga maior igualdade de gênero, raça e maior respeito à diversidade. A magistrada aproveitou para convidar a todos para os eventos da Programação do TRT-RS alusiva ao Mês da MulherAbre em nova aba

Vários magistrados e servidores do TRT-RS prestigiaram a atividade. Entre eles, a presidente do Tribunal, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, o vice-corregedor, desembargador Raul Zoratto Sanvicente, e a presidente da Comissão de Comunicação Social e Relações Institucionais, desembargadora Beatriz Renck. A procuradora Ana Lúcia Stumpf Gonzalez representou o Ministério Público do Trabalho.

A aula aberta contou com o apoio logístico do Coletivo Masculinidades do TRT-RS, grupo de servidores e magistrados dispostos a discutir questões que envolvam gênero e suas interseccionalidades, bem como desenvolver ações que contribuam para a promoção da equidade.

A aula aberta integrou o evento "Todas e Todos pelo Dia da Mulher", uma parceria de diversas instituições que atuaram domingo, na Redenção, esclarecendo dúvidas e distribuindo material informativo: Justiça do Trabalho, Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Governo do Estado, Prefeitura de Porto Alegre, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública do Estado, Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícias, Tribunal de Contas do Estado, Rede Mulher Empreendedora, Themis e Na'Amat Porto Alegre. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
equidadehorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista